Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV recorda gols históricos de Roberto Dinamite em "10x10"

Atacante marcou época e se tornou dos maiores artilheiros do Brasil

Principal ídolo da história do Vasco, o atacante Roberto Dinamite é homenageado no episódio inédito da série documental "10x10 - os donos da camisa" que a TV Brasil apresenta nesta segunda (6), às 19h30. A emissora pública exibe a segunda parte do programa na terça (7), em mesmo horário.

A produção revela imagens raras do rico acervo do Canal 100 para levar às novas gerações jogadas marcantes da carreira de dez atletas que se destacaram com a camisa 10 no futebol brasileiro como Ademir da Guia, Dida, Dirceu Lopes, Gerson, Jairzinho, Pelé, Roberto Rivellino, Tostão e Zico.

Camisa 10 goleador, Roberto Dinamite conquistou títulos memoráveis pelo seu time do coração com o uniforme cruz-maltino. O atacante fazia a diferença em campo nos mais de 20 anos que defendeu as cores do Vasco da Gama entre o início dos anos 1970 e o começa da década de 1990.

Maior artilheiro do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Carioca, com 190 e 279 gos, Roberto Dinamite balançou as redes mais de 700 vezes pelo clube carioca. Essa relação íntima com o Gigante da Colina marcou sua história no futebol.

O centroavante era oportunista e aliava seu chute potente à competência para converter gols e ao senso de posicionamento no gramado. Roberto Dinamite foi um excelente cobrador de faltas. Também desenvolveu outras habilidades durante a trajetória como a capacidade de chutar com as duas pernas.

Apesar da excelente performance no auge da carreira, Roberto Dinamite não foi bem aproveitado durante as Copas do Mundo de 1978 e 1982, segundo o próprio jogador e muitos comentaristas. A história das derrotas da seleção brasileira nessas competições poderia ser diferente com a sua atuação em campo.

Roberto Dinamite teve uma breve passagem pelo futebol europeu onde jogou pelo Barcelona. Apesar da fama pelo seu desempenho no Brasil, o atacante não teve muitas oportunidades na equipe espanhola e acabou não rendendo o esperado pelo clube catalão.

Além da entrevista do goleador para a série "10x10 - os donos da camisa", a produção no ar pela TV Brasil traz o depoimento de convidados especiais e amigos que recordam os gols registrados pelas lentes do Canal 100 com a narrativa de Chico, ex-cinegrafista que lembra de alguma das realizações do craque.

Esse episódio tem a participação exclusiva de personalidades do futebol como Evaristo de Macedo, Leão, Neto, Reinaldo e Zagallo. A série também consulta jornalistas experientes como José Silvério, José Trajano, Mauro Beting, Newton Zarani, Oscar Ulisses, Roberto Carmona e Washington Rodrigues.

Sobre a série

Gravações históricas com jogadas de atletas que vestiram a camisa 10 ilustram a sequência de 20 episódios que a TV Brasil leva ao ar em sua nova programação da série documental "10x10 - os donos da camisa".

O programa traz diversas entrevistas com os próprios homenageados e também apresenta depoimentos de jornalistas, técnicos e companheiros de time e seleção. São convidados que fizeram parte da trajetória esportiva desses ídolos do futebol brasileiro.

Entrevistas presenciais com os eternos craques complementam o material de acervo cinematográfico do Canal 100. As gravações com os gênios da bola foram realizadas em locações relacionadas ao esporte como o Museu do Futebol, em São Paulo.

Apenas a história de Dida será apresentada de modo diferente. Artilheiro do Flamengo e meia da seleção brasileira na década de 1950, ele faleceu em 2002, mas terá seus feitos narrados por amigos próximos, como Zico.

Talento reconhecido

A série exibida pela TV Brasil destaca que utilizar a camisa 10 em um time era o reconhecimento da destreza e aptidão de um jogador que muitas vezes fazia a diferença dentro e também fora de campo. A ideia é resgatar a magia do futebol bonito e bem jogado.

Nas últimas décadas, o futebol brasileiro e mundial sofre com a eliminação desta função nos gramados a partir de novas armações táticas. Em determinadas ligas, o foco na resistência e na força tem tornado os atletas menos criativos o que resulta num futebol que não destaca o desempenho individual.

Para reverter essa tendência, a obra realizada pela produtora Ovo Em Pé revela para as novas gerações alguns dos mais importantes jogadores brasileiros que encantavam multidões com habilidade, espírito de liderança e amor aos clubes que os defendiam. Essas qualidades os tornavam merecedores da camisa 10.

Serviço
"10x10 - os donos da camisa" – Roberto Dinamite – segunda-feira, dia 6/4, às 19h30, na TV Brasil
"10x10 - os donos da camisa" – Roberto Dinamite – terça-feira, dia 7/4, às 19h30, na TV Brasil

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 06/04/2020 - 12:15 e atualizado em 06/04/2020 - 12:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí