Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Insurreição de Queimado

Programa mostra a história da revolta dos negros escravos da região

TV é Ciência

No AR em 30/06/2016 - 10:30


 

Estátua de Chico Prego homenageia líder da insurreiçãoO ano de 1849 foi palco da maior revolta de escravos por liberdade no estado do Espírito Santo. Alguns historiadores defendem que tudo começou quatro anos antes, quando Frei Gregório prometeu liberdade aos negros da povoação de São José do Queimado, distrito do município da Serra, na Grande Vitória, em troca da construção de uma grande igreja. Tempos depois, após trabalharem duro nos fins de semana, ou nas folgas da lida, os escravos desconfiaram da promessa e revoltados invadiram a igreja aos gritos de liberdade. A reação imperial foi impiedosa e a maioria dos líderes da insurreição foi morta. Chico Prego, um deles, foi enforcado e seu corpo exposto em praça pública. Toda essa história é recontada pela equipe do TV é Ciência na edição especial ao dia do trabalho.


 




TV É Ciência é uma parceria da TVE do Espírito Santo com a Secretaria Estadual de Ciência,Tecnologia e Inovação do Espírito Santo (Sectti).

Criado em 23/04/2013 - 14:51 e atualizado em 07/11/2016 - 17:32

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí