Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A TV dos Inuítes

A nação indígena esquimó se comunica com o mundo

A TV que se faz no Mundo 2

No AR em 04/01/2015 - 03:15

Professora com alunos em escolaOs Inuítes são os membros da nação indígena esquimó que habitam as regiões árticas do Candá, do Alaska e da Groelândia. Se você zapear em Nunavut, bem ao Norte do Canadá, você poderá cair no Inuit Idol, a versão local de Pop Idol.

Já no Canal 24, um canal comunitário nascido numa cabana de esquimó há vinte anos, encontram-se programas bem mais exóticos, como Nunatinnit, "Chez nous", nos quais telespectadores passam ao outro lado da câmera e perguntam seus compatriotas sobre o cotidiano.

Ou então o Kabluna, um programa de antropologia ao inverso em que os Inuítes explicam a "cultura dos Brancos" aos telespectadores. Os mais velhos contam nestes programas com muito detalhes seus primeiros encontros com as pessoas do Sul.


Em Iqaluit, a capital, e nas pequenas vilas de pescadores, a quase totalidade dos lares são equipados com televisores: uma verdadeira janela aberta ao exterior por uma comunidade que fica mergulhada no breu total durante 4 meses por ano e totalmente isolada do mundo.




Criado em 12/03/2013 - 16:26 e atualizado em 12/03/2013 - 16:26

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí