Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A inspiração da série Brilhante Futebol Clube

Você sabia que já existia um Brilhante Futebol Clube? Pois a história dramatizada pela Mixer foi livremente inspirada no documentário de Hana Vaisman "Brilhante F.C". "Tudo começou quando eu estava em Londres fazendo um mestrado em documentário e precisava fazer um trabalho. Lembrei de uma crônica que havia lido em um jornal sobre "A Brilhante Sônia", uma mulher que sem saber nada de futebol, foi convidada pelo filho para ser técnica em um campeonato e acabou assumindo de corpo e alma o time", nos contou a diretora do documentário. 

BrilhanteDOC2.jpg

Haná ficou tão encantada com a história que nem mesmo a distância entre o Brasil e Londres serviu como empecilho para transformar tudo em um documentário. "Acabei me inscrevendo em um fundo que apóia estudantes e financia alguns projetos e consegui vir ao Brasil filmar. Mas, em uma ocasião havia um campeonato que eu achava importante registrar e acabei pedindo ao Kiko Ribeiro para ir até o Brilhante F.C filmar para mim. Assim, ele acabou entrando na história", afirma.

Depois de finalizado em 2003, Haná achava que sua história com o Brilhante F.C havia terminado. No entanto, se surpreendeu com um telefonema de Kiko em 2009 propondo algo inédito: inspirar-se no documentário para construir uma série de ficção para concorrer no Fic + TV, um edital que selecionaria uma série dramatizada de 13 episódios para a TV Brasil. E foi nesse momento que Hana e Kiko começaram a inventar um novo Brilhante Futebol Clube. Aí, o time cresceu. A criação também contou com a participação de Mariana Veríssimo e Marcelo Muller. Além disso, Claudio Yosida supervisionou a equipe de roteiristas formada por Andrea Midore Simão, Mariana Trench, Natália Maeda, Fábio Danese, Cassio Koshikumo e Marcelo Montenegro. Rodrigo Castilho coordenou a dramaturgia.

brilhantedoc.jpg

Diferente do original, a versão fictícia gira em torno de cinco meninas. "Mas, acredito que o ponto alto do documentário está representado na série que é a Dona Sônia, ela se transformou em Mazé, mãe da protagonista Rita. É ela quem leva esse time e é a grande força da história.” afirma Hana, que participou de quase todo o processo e diz ter gostado do resultado. "Fiquei muito emocionada ao ver o envolvimento das atrizes. É muito bacana ver os diálogos que construímos virando realidade na televisão. Elas realmente se entregaram para os papéis,” afirmou a roteirista que jamais imaginou que uma crônica de jornal chegaria tão longe.

Assista ao documentário da Haná Vaisman clicando aqui

Você pode assistir a série Brilhante Futebol Clube todas às segundas-feiras a partir das 19h na TV Brasil.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/12/1969 - 21:00 e atualizado em 31/12/1969 - 21:00

Últimas

O que vem por aí