Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ciência é Tudo faz retrospectiva da cobertura científica em 2020

Programa mostra principais assuntos abordados durante o ano

A partir desta semana, o Ciência é Tudo inicia uma série de quatro edições especiais com uma retrospectiva dos temas da cobertura científica discutidos pela revista eletrônica da TV Brasil em 2020. O primeiro programa que traça esse panorama vai ao ar no sábado (19), às 8h30.

A história da ciência no país e as perspectivas para o futuro, com o lançamento da nave Space X, ocorrido no mês de maio, são tratados na primeira produção. Apresentada pela jornalista Lilian Reis, essa sequência temática pode ser conferida no aplicativo TV Brasil Play, no site da emissora pública e no YouTube do canal.

O Ciência é Tudo recorda a trajetória do físico brasileiro Cesare Lattes (1924-2005) e seu papel na descoberta do píon e nos estudos sobre raios cósmicos. O programa destaca sua importante influência na criação da infraestrutura de ciência no país.

A produção ainda celebra o centenário de Jayme Tiomno (1920-2011), um dos maiores físicos teóricos da história do Brasil. Em sua trajetória acadêmica, ele dedicou-se a pesquisas sobre partículas elementares.

Essa edição destaca as mulheres cientistas pioneiras no Brasil e os feitos de grandes nomes femininos. O programa valoriza o legado da cientista e política Bertha Lutz, e de Elisa Frota Pessoa, uma das primeiras brasileiras a se formar em Física, em 1942. Iniciativas inspiradas nessas mulheres incentivam, no presente, que outras também sigam os seus passos.

De olho no futuro, o Ciência é Tudo decola para o espaço. Em maio de 2020, quase uma década após o último lançamento espacial de solo americano, a parceria entre a Nasa e a SpaceX tornou possível o envio de astronautas à órbita da Terra.

A chegada da cápsula Crew Dragon à Estação Espacial Internacional marcou o sucesso da missão e representa uma nova fase na astronáutica. O programa mostra como o Brasil tem planos para atuar nesse modelo de gestão.

Sobre o programa

Atração semanal na programação da TV Brasil, o programa Ciência é Tudo tem uma linguagem acessível para levar ao público reflexões sobre o impacto da tecnologia no cotidiano, além de curiosidades sobre pesquisas científicas.

A cada semana, a produção aborda temas de relevância na atualidade e busca esclarecer as dúvidas dos telespectadores. A jornada pelo universo do conhecimento revela as tendências para quem deseja seguir carreira no campo científico e tecnológico.

O programa da emissora pública traz quadros sobre a origem de objetos e ferramentas que foram ou são fundamentais para humanidade no "Ciência é Invenção". A jornalista Adrielen Alves desvenda os mistérios e mostra as curiosidades sobre os estudos do Universo no quadro "Ciência é Astronomia".

No ar aos sábados, às 8h30, o Ciência é Tudo é uma atração educativa que também levanta dados a respeito do investimento em políticas públicas na área.

As edições anteriores da revista eletrônica estão publicadas no site da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo e no YouTube https://www.youtube.com/tvbrasil. Para quem preferir, as reportagens ainda podem ser conferidas no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

 

Serviço

Ciência é Tudo – sábado, dia 19/12, às 8h30, na TV Brasil

Ciência é Tudo – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Ciência é Tudo – site da TV Brasil, http://tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo

Ciência é Tudo – YouTube da TV Brasil, em https://www.youtube.com/tvbrasi

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/12/2020 - 16:30 e atualizado em 17/12/2020 - 16:30

Últimas

O que vem por aí