El bien esquivo

Amor e poesia só existe com liberdade

Cine Ibermedia - El Bien Esquivo

O filme peruano El bien esquivo (O indescritível bom), de Augusto Tamayo, é a atração do Cine Ibermedia deste domingo (25), às 23h. O filme, ambientado no Peru do século XVII, recria a história de Jerónimo de Ávila, um mestiço deserdado que retorna ao seu país em busca de um documento que certifique sua legitimidade como filho de um capitão espanhol.


Jeronimo é um jovem mestiço deserdado que, depois de ter lutado em guerras européias, regressa ao Peru, em 1618. Uma vez ali, se vê convertido em fugitivo pelo Tribunal de Extirpação das Idolatrias, e também pela justiça colonial. Tentando encontrar sua mãe índia, ele conhece Inês Vargas, uma noviça que oculta sua verdadeira vocação: escrever poemas. Eles fogem juntos, buscando viver seu amor e sua poesia em liberdade.


O filme recebeu o Prêmio da Crítica no Festival de Cinema Latinoamericano, Peru; Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema de Vi a del Mar, Chile; Melhor Fotografia no Festival de Santa Cruz, Bolívia; Melhor Filme no 3º Festival de Cinema Espanhol e Latino-Americano do Cairo. Foi selecionado entre os seis melhores filmes latino-americanos para o Prêmio "Luis Bu uel" da Federação Ibero-Americana de Produtores de Audiovisual FIPCA. E representou o Peru na seleção do Oscar como melhor filme estrangeiro. Inédito. 130 min.


Titulo original: El bien esquivo. País: Peru. Gênero: Drama. Ano: 2001. Direção: Augusto Tamayo, com Diego Bertie, Jimena Lindo, Orlando Sacha, Paul Vega, Gianfranco Brero, Salvador del Solar.


Horário: 23h
Reapresentação: Sexta, às 23h30