Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conhecendo Museus da TV Brasil visita a Casa de Rui Barbosa

Espaço é considerado o primeiro museu-casa do país

O Museu Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, é o destino do programa Conhecendo Museus deste domingo (1), às 11h30, na TV Brasil.

Localizado numa das antigas chácaras de Botafogo, bairro preferido como área residencial pela aristocracia brasileira, o Museu Casa de Rui de Barbosa foi inaugurado em 13 de agosto de 1930 pelo presidente da República Washington Luís.

O espaço é considerado o primeiro museu-casa do Brasil por ser o primeiro dedicado a uma personalidade. A entidade abriga a memória da vida privada e pública de Rui Barbosa de Oliveira (1849-1923), jornalista, jurista, político, diplomata e um exímio orador. Atuou como deputado, senador, candidato a Presidência da República, participou de todas as grandes questões políticas e sociais da época, coautor da Constituição da Primeira República, e foi presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) substituindo Machado de Assis.

Núcleo original do que é hoje a Fundação Casa de Rui Barbosa, o museu desenvolve atividades de pesquisa, conservação e educação, além de promover projetos de integração com a comunidade.

A casa foi construída em 1850 pelo primeiro Barão da Lagoa, um rico comerciante português. Em estilo neoclássico, a edificação fica no meio de um vasto jardim. Internamente, o local é um convite à história do Brasil, a começar pelo nome dos ambientes. Cada aposento do imóvel ganhou um nome para recordar passagens significativas a vida pública de seu patrono.

O museu apresenta a “Sala Casamento Civil” que ganhou o nome em razão da atuação de Rui pela obrigatoriedade do casamento civil; a “Sala Bahia”, em homenagem ao Estado onde nasceu; a “Sala Questão Religiosa”, que ressalta o interesse de Rui por este assunto; a “Sala Maria Augusta”, em homenagem à sua esposa, com quem foi casado por 46 anos; e a “Sala Constituição”, considerada o ambiente mais importante da Casa por ser a biblioteca de Rui Barbosa, entre outros.

A biblioteca reúne 37 mil volumes e foi organizada ao longo da vida do líder político. Há livros sobre os mais variados ramos do conhecimento. A maioria das obras são jurídicas. Uma curiosidade é que Rui Barbosa possuía as legislações de todos os países, suas constituições, os códigos e as leis civis, comerciais, penais e processuais.

O acadêmico colecionava as obras dos maiores jurisconsultos dos séculos XIV ao XVII. Entre os exemplares, as Leis do Brasil (1808 a 1923), os Anais da Assembleia Constituinte (1823 e 1891), da Câmara (1826 a 1923) e do Senado (1826 a 1923).

O jardim é um detalhe a parte. É uma das poucas áreas verdes de Botafogo, o que lhe dá importância ecológica e social. Por seu valor histórico e artístico, o jardim e a Casa formam um valioso conjunto arquitetônico, protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938.

O espaço é considerado um jardim histórico, conforme definição da Carta de Florença, documento de 1981 que estabelece os princípios para a preservação de jardins. A vegetação ainda é bem semelhante à da época de Rui Barbosa, que gostava de cultivar novas espécies no jardim.

Serviço
Conhecendo Museus – domingo (1), às 11h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/09/2017 - 18:15 e atualizado em 28/09/2017 - 18:15

Últimas

O que vem por aí