Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Casa de Maria Bonita

Conhecendo Museus aporta na Bahia para conhecer o museu, instalado na

Conhecendo Museus

No AR em 31/07/2016 - 14:30

O Museu Casa de Maria Bonita
A construção, uma casa de reboco de 50 metros quadrados, abrigou a cangaceira de 1911 a 1929, quando ela conheceu Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Depois de passar por uma restauração, o imóvel virou ponto turístico da cidade, em 2006. Até hoje na vizinhança da casa ainda vivem os parentes da família de Maria Bonita.

No local, estão expostos alguns objetos da família, da história de Maria Bonita e reproduções de fotos dos cangaceiros. Há uma foto na parede em que a mostra com anéis de ouro nos dedos e ouro no lenço de pescoço. Vale ressaltar que Maria Bonita gostava de se manter bem arrumada mesmo com a imagem atípica de uma fugitiva em esconderijos.

Alguns objetos valiosos de Maria Bonita estão sob a guarda de João de Sousa Lima, coordenador do museu, como uma pulseira de ouro e uma corrente, além de punhais e armas.

Maria Gomes de Oliveira nasceu e cresceu no povoado. Depois de um casamento fracassado, no qual não gerou filhos, em 1929 tornou-se a namorada de Lampião, o "Rei do Cangaço". Morando na chácara dos pais, um ano depois do namoro, foi chamada por Lampião para fazer parte do bando, como mulher dele, com quem viveria por oito anos.

Direção: Amauri Mauro
Produção: Ana Moura

 




Criado em 20/07/2016 - 13:48 e atualizado em 09/11/2016 - 20:49

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí