Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu do Ceará

Conhecendo Museus

No AR em 22/11/2014 - 17:30

O Palacete Senador Alencar, sede do Museu do CearáA cidade de Fortaleza é o destino do Conhecendo Museus desta semana. A equipe do programa visita o Museu do Ceará, a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberta oficialmente ao público em janeiro de 1933. O museu está instalado em um imóvel de significativo valor histórico, denominado Palacete Senador Alencar, idealizado originalmente para ser a Assembleia Provincial do Ceará, na época do Brasil-Império.

O prédio, cujas obras iniciaram em 1856 e foram concluídas em 1871, foi tombado como Monumento Nacional pelo IPHAN em 1973 e ainda mantém suas características arquitetônicas originais. Seu estilo neoclássico é expresso principalmente através das colunas, janelas e frontão triangular. Nas proximidades está o Palácio da Luz (atual Academia Cearense de Letras), a Igreja do Rosário e a Praça General Tibúrcio (mais conhecida como Praça dos Leões). Essas construções formam um importante conjunto arquitetônico da capital cearense, localizado numa área de grande densidade histórica e turística.

Algumas peças da coleção de armas......e uma imagem do Padre CíceroO Museu do Ceará possui um acervo muito rico, resultado de compras, de doações particulares e de instituições públicas. Entre medalhas e moedas históricas há quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção com 959 exemplares de cordéis publicados entre 1940 e 2000. Alguns objetos se referem aos chamados “fatos históricos”, como a escravidão, o movimento abolicionista e movimentos literários, como a famosa “Padaria Espiritual”, que entrou para a História da Literatura Brasileira com especial destaque.

O programa vai mostrar um acervo com mais de sete mil peças, representando os aspectos culturais, econômicos e sociais do Ceará. O imponente edifício, que por si já é uma peça museológica, abriga uma exposição de longa duração aberta em 1998 e espaços de exposições temporárias que percorrem vários temas da História do Ceará, o Memorial Frei Tito (aberto em 2002), a sala Paulo Freire (criada em 2001 para receber os visitantes e sediar seminários, cursos, etc), a Reserva Técnica, a sala do Núcleo Educativo, a sala da administração e biblioteca.

O Museu também oferece cursos, oficinas, palestras e publicações na área de museologia e história. Promove visitas orientadas e capacitação para professores, em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Todas as atividades têm contribuído para que o museu seja reconhecido como um significativo espaço de educação, cultura e lazer, transformando-se numa referência regional.
 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/11/2014 - 18:48 e atualizado em 10/11/2014 - 18:48

Últimas

O que vem por aí