Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Erico Verissimo

Casa em que escritor nasceu abriga o Memorial que leva o nome dele

Conhecendo Museus

No AR em 24/05/2017 - 08:30

A casa em que nasceu Érico Verissimo abriga o Memorial dedicado ao escritorA história do Brasil com certeza passa pelo Rio Grande do Sul. São batalhas — a exemplo da Guerra dos Farrapos e Guerra do Paraguai — o amor dos gaúchos pela sua cultura regional, as belas paisagens, os produtos vendidos para outros estados brasileiros e até outros países, entre tantos outros exemplos.

Neste cenário, o Conhecendo Museus desembarcou na cidade de Cruz Alta, localizada a 350 quilômetros da capital Porto Alegre, para mostrar a você um espaço riquíssimo culturalmente e que apresenta aos seus visitantes boa parte desta história através do olhar e das obras do escritor Erico Veríssimo: o Museu que leva o nome do autor.

Pertences do escritor estão no acervoUma das salas apresenta a linha do tempo da família do escritorEste importante escritor brasileiro do século XX deixou um legado para as futuras gerações. O Museu Erico Verissimo é composto por originais datilografados com inúmeras observações manuscritas, cadernos de anotações, desenhos, correspondências e fotos, complementados por rica fortuna crítica, ocupando dois andares do Centro Cultural, que levam o visitante a conhecer vida e obra de Erico através de vitrines, painéis, estruturas interativas e outros recursos visuais, sonoros e táteis. Uma experiência singular para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o autor de O Tempo e o Vento, de Incidente em Antares e de outros clássicos que posicionam este escritor entre os maiores nomes da nossa literatura.

A casa que abriga o museu foi construída em 1883 e tombada pelo IPHAE em 1984 e tem uma estrutura muito original. Erico nasceu nessa residência em 17 de dezembro de 1905. Na Sala da Terra, os visitantes podem conhecer o “Álbum de Família”, onde é apresentado todos os membros da família Veríssimo.

Erico Veríssimo é um dos autores brasileiros mais conhecidos no exterior, com obras editadas em mais de 15 idiomas. Ao longo de sua carreira escreveu 36 livros, entre romances, novelas, contos, memórias, narrativas infanto-juvenis e de viagens.
 




Direção: Amauri Mauro
Produção: Ana Moura

Criado em 08/07/2016 - 11:11 e atualizado em 17/05/2017 - 11:27

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí