Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Histórico Nacional

Conheça um museu que abriga a riqueza histórica brasileira e da

Conhecendo Museus

No AR em 03/09/2018 - 22:15

Peça do Museu Histórico NacionalO Conhecendo Museus, neste episódio, apresenta a riqueza histórica brasileira e da América do Sul, constante no acervo do Museu Histórico Nacional (MHN). Desde a colonização portuguesa até a popularização do automóvel, o MHN abre suas portas para demonstrar aspectos da diversidade cultural brasileira e a influência que ela exerceu sobre nossa sociedade.

Criado em agosto de 1922, o Museu Histórico Nacional (MHN),no Rio de janeiro, formou o maior acervo sob a guarda do Ministério da Cultura e transformou-se em importante centro gerador de conhecimento. O espaço abriga o primeiro curso de museologia do país e serviu como ponto de partida para a constituição de importantes museus brasileiros.

O programa vai contrar que o MHN passou a ser conhecido internacionalmente na década de 1940. E que a exposição do Museu inicia-se no térreo, com painéis que contam a história do conjunto arquitetônico, com destaque para a monumental escultura equestre de D. Pedro II, de Francisco Manoel Chaves Pinheiro. Há também uma exposição referente aos meios de transporte, Do Móvel ao Automóvel – Transitando pela História, e pinturas sacras cusquenhas, testemunhas da cultura peruana.

No segundo pavimento tem-se acesso à galeria, onde exposições abrangem da pré-história brasileira ao período republicano: acervo tradicional, peças contemporâneas e recursos multimídia auxiliam o visitante na compreensão de nossa história. Destacam-se várias outras exposições, como a Oreretama, reflexo de pesquisas arqueológicas no Brasil que possibilitaram encontrar, identificar e classificar vestígios materiais deixados por essas populações indígenas, sinais e fragmentos da vida ativa dessas sociedades. E, a partir deles, fazer-se uma reconstituição aproximada dos ritos, lendas, artes, comunicação e organização social, entre outros saberes e fazeres dos nossos ancestrais nativos.

A exposição Portugueses no Mundo apresenta a expansão portuguesa a partir das grandes navegações, incluindo a colonização do território brasileiro e as características peculiares da formação econômica, política e social de nosso país.

A história do Estado Imperial, da sua fundação, em 7 de setembro de 1822, até a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, está associada a um enorme esforço de construção civilizatória, num quadro de grandes contradições, onde não faltaram contestações ao poder central. Tudo isso pode ser apreciado na exibição A Construção da Nação.

A partir da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, inicia-se uma nova fase da História do Brasil. A exposição A Cidadania em Construção – 1889 tem como objetivo a reflexão sobre o processo de construção da cidadania, a partir dos direitos individuais, políticos e sociais. Um painel síntese da História do Brasil, encomendado pelo MHN, abre a exposição.

O telespectador vai saber que o museu abriga também uma exposição de 3.000 moedas, especialmente selecionadas ao longo de três anos de pesquisa, no rico universo da coleção de numismática do Museu Histórico Nacional, que contam a trajetória do Homem no mundo a partir desses pequenos objetos, verdadeiras fontes de informação sobre os povos que os utilizaram, propiciando uma abordagem política, econômica, histórica, social e cultural.

O MHN também abriga uma Biblioteca que oferece ao público, tanto para pesquisa on-line como para consulta aos originais, um acervo de mais de 56 mil itens, datando entre os séculos XVI e XXI. São livros, folhetos, periódicos e materiais especiais, que abrangem temas como Arte, Numismática, Indumentária, História do Brasil, História do Rio de Janeiro, História de Portugal, Heráldica, Genealogia, Gastronomia e Museologia. A Biblioteca contou com significativas doações de grandes coleções particulares, que pertenceram a personalidades importantes no contexto histórico e cultural do país passa formação deste acervo.


 

Série conta a história de 52 museus brasileiros e revela detalhes da vida de personagens singulares e notórios.

 

 

 

AMAURI MAURO - DIRETOR ANA MOURA - PRODUTOR

 

 

 

Criado em 22/04/2013 - 13:45 e atualizado em 18/03/2014 - 13:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí