Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Mazzaropi

Espaço conta a história do cinema por meio da obra do artista

Conhecendo Museus

No AR em 17/05/2017 - 08:30

O Museu (Foto: divulgação Museu Mazzaropi)Mazzaropi é, sem dúvida, um grande ícone no cenário cultural brasileiro. E não poderia faltar um local onde reunisse e preservasse toda essa história de sua vida e de sua obra. O museu que leva o seu nome foi criado em 1992, e está localizado no Hotel Fazenda Mazzaropi, em Taubaté, interior de São Paulo, onde foi produzida a maioria de seus filmes.

No acervo do Museu Mazzaropi há mais de 20 mil itens, entre fotos, filmes, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos que contam um pouco a carreira do artista. Para recuperar boa parte do acervo foi preciso reunir o material que estava com fãs e pessoas que trabalharam com Mazzaropi, por meio de doação.

Após a morte do artista e cineasta, em 1981, o patrimônio construído por ele durante uma bem-sucedida carreira não teve continuidade e tudo o que havia nos estúdios – câmeras, equipamentos, figurinos, cenários, fotos, carros equipados para externas – foi leiloado, vendido ou extraviado.

Mazzaropi aos 10 anos (Foto: divulgação Museu Mazzaropi)Neste programa especial do Conhecendo Museus você vai ver de perto detalhes da vida e da obra do artista. E conhecer a história do cinema nacional contada a partir de Mazzaropi, tão importante neste contexto. Foram 32 filmes entre 1952 e 1980, chegando a atrair mais de oito milhões de espectadores em um único longa-metragem. Ele deu vida ao imortal e carismático estereótipo do homem do campo. Seu personagem, caipira e ingênuo, mas com doses de malícia, conquistou a simpatia das massas populares, que garantiam as sessões lotadas em todos os seus filmes.

Os maiores sucessos foram Jeca Tatu (1959) e Casinha pequenina (1963), ambos contabilizando oito milhões de pagantes cada. Seu último trabalho no cinema foi O Jeca e a Égua Milagrosa, de 1980. No ano seguinte, morreu aos 69 anos, vítima de um câncer na medula.

A visita ao Museu Mazzaropi é uma viagem ao passado, mas com ar de futuro porque os avanços que o cinema nacional tem hoje em dia devem-se ao sucesso desse tempo em que Mazzaropi e tantos outros fizeram pela história.
 




Direção: Amauri Mauro
Produção: Ana Moura

Criado em 28/06/2016 - 12:52 e atualizado em 11/05/2017 - 11:26

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí