Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Monteiro Lobato

Espaço guarda objetos pessoais e as primeiras edições dos livros do

Conhecendo Museus

No AR em 15/03/2017 - 08:30

Estátua do escritor dá boas-vindas aos visitantesÉ por meio da fantasia que o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato mantém viva toda a narrativa desse grande escritor brasileiro que se formou advogado e sonhava ser pintor. O local abriga toda a história, a cultura, o colorido e a alegria com que o Monteiro Lobato se dedicava a fazer o seu trabalho.

Localizado na cidade de Taubaté, distante 142 quilômetros da capital paulista, o casarão do século 19 que abriga hoje o museu pertenceu ao avô de Monteiro Lobato, que viveu no local até os seus 16 anos. O estilo é rústico com grandes portas e janelas com padrões europeus da época. Também possui uma extensa área verde e espaços para apresentações teatrais com os personagens do Sítio.

Emília e Tia Anástácia também recepcionam os visitantesEmília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Anastácia e Pedrinho. Toda a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo participa do programa apresentando o museu de forma lúdica e criativa. Aliás, esse é um dos diferenciais de lá. Os personagens ficam passeando pelo sítio, apresentando as dependências aos visitantes, brincando e se divertindo com todo mundo.

O Museu possui no acervo objetos pessoais, as primeiras edições dos livros do escritor, fotografias, mobiliário, objetos pessoais, banco de textos, bibliografia, documentações e uma vasta biblioteca com obras de Lobato e de outros escritores. O público também pode conhecer a exposição permanente Lobato – Vida, Realidade e Sonho, que apresenta curiosidades sobre a vida e obra de Monteiro Lobato.

Para manter viva a obra e a memória de Monteiro Lobato, o museu realiza oficinas culturais e recentemente foi lançado um projeto literário batizado de Lobatinhos do Futuro. A ideia é incentivar a escrita por meio da leitura.

 




Direção: Amauri Mauro
Produção: Ana Moura

Criado em 11/08/2016 - 18:38 e atualizado em 13/03/2017 - 14:19

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí