Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

Espaço destaca a cultura alagoana

Conhecendo Museus

No AR em 09/05/2015 - 18:30

Fachado do Museu Théo BrandãoO Conhecendo Museus desembarcou em Maceió, Alagoas, para conhecer o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. Criado em 20 de agosto de 1975 foi instalado provisoriamente na casa nº 3 do Campus Tamandaré, no Pontal da Barra. O nome é uma homenagem ao professor e folclorista Théo Brandão que doou à Universidade Federal de Alagoas a sua coleção de arte popular.

Dois anos depois, em 1977, a coleção do museu foi transferida para a sua sede própria, em prédio de arquitetura eclética. Em seu acervo, estão fitas com gravações de músicas regionais, cantoria de viola, emboladas, folguedos, discos sobre o mesmo tema. Possui também um fichário com informações sobre cultura popular e uma sessão com filmes super 8mm e 16mm sobre diversas manifestações folclóricas de Alagoas.

O acervo também conta com produções feitas por artistas alagoanos, como quadros, esculturas em cerâmicos e troncos de árvores regionais; exposição de artesanato local e criações que fazem parte das festas populares de Alagoas.

O Museu é integrado à vida da comunidade, seu grande propósito. Após passar por restauro e ter a sua própria sede, ele se constituiu como um marco para a cultura do Estado e um importante passo para que o turismo local seja desenvolvido a partir das características mais ricas da tradição regional.

Venha fazer esse passeio com a gente e conheça mais sobre a rica cultura Alagoana.




Criado em 29/04/2015 - 11:17 e atualizado em 29/04/2015 - 11:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí