Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Victor Meirelles

Um passeio pelo museu instalado na casa em que viveu o pintor

Conhecendo Museus

No AR em 19/05/2016 - 06:30

A equipe numa das salas do museuA câmera do Conhecendo Museus desta semana passeia pelas instalações do Museu Victor Meirelles. Instalado desde 1952 na casa onde o artista nasceu, no centro de Florianópolis (SC), o espaço engloba não só as coleções e a casa do artista – patrimônio histórico – mas um centro cultural de abordagem contemporânea, com constante agenda cultural, sem perder de vista a preservação do acervo e do edifício.

A implementação do museu começou em 1945. E foi responsável pela preservação da casa onde viveu o pintor. Uma das poucas edificações de estilo claramente oitocentista preservadas no centro da Ilha, a casa ia ser demolida pois estrangulava a rua e deveria dar lugar ao tráfego. Mas foi tombada como patrimônio nacional em 1950 e, em seguida, transformada no museu Victor Meirelles.

O acervo a Coleção Victor Meirelles conta com pinturas a óleo, aquarelas e desenhos de várias fases do pintor. Também tem obras de outros artistas relacionados à trajetória do Victor Meirelles, resultado de cessões, doações e aquisições.
Entre as obras estão panoramas de Florianópolis, pintadas por ele quando ainda era adolescente, obras realizadas na Europa, estudos importantes sobre pinturas, além de outras obras que marcaram momentos importantes de sua trajetória, como A Morta e Degolação de São João Batista, de 1855.

A vida e a obra desse importante artista brasileiro estão ligadas à história de Florianópolis. Para saber mais, assista ao programa Conhecendo Museus – edição Victor Meirelles. A série conta a história de 52 museus brasileiros e revela detalhes da vida de personagens singulares e notórios.




Criado em 10/07/2012 - 16:00 e atualizado em 20/08/2012 - 19:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí