Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Vivo da Memória Candanga

Espaço é destinado a preservar a história da construção da capital

Conhecendo Museus

No AR em 22/04/2016 - 06:30

Interior do Museu Vivo da Memória CandangaA construção de Brasília atraiu gente de todos os cantos do país. Para erguer a Capital Federal, no meio do cerrado, foram necessários muitos braços. Nordestinos, nortistas, mineiros, cariocas e sulistas chegaram com as bagagens cheias de esperança em um futuro promissor, mas também carregadas de suas tradições e culturas.

A instalação provisória desses migrantes foi em acampamentos. O maior e mais importante deles, embrião da nova capital, foi o Cidade Livre, também conhecido como Núcleo Bandeirante. Construído em apenas dois meses, sua inauguração aconteceu em 1957.

É neste local, às margens da BR-040, onde funciona, desde 1990, o Museu Vivo da Memória Candanga. A câmera do Conhecendo Museus viaja até a capital do país e explora o espaço histórico, para desvendar o acervo, que é composto não só pelas edificações históricas, com sua alameda de casas de madeiras coloridas, mas também de peças, objetos e fotos da época da construção da nova capital.

Cinco coleções compõem a exposição permanente. A do HJKO reúne, além do próprio conjunto arquitetônico e paisagístico, documentos, móveis e equipamentos hospitalares, remanescentes do Hospital. É composta também por utensílios como esterilizador, geladeira e incubadora.

A coleção Mário Moreira Fontenelle registra a construção de Brasília passo a passo. Já a coleção Seu Pedro de Oliveira Barros contempla peças de arte popular produzidas pelo artista, que era natural do Maranhão. Enquanto isso, a coleção Artesanato e Arte Popular veio do acervo do Museu de Arte de Brasília (MAB). É formada por peças de várias regiões do país, mas principalmente da região centro-oeste.

Por fim, a coleção Artesanato Renovado é composta pelas peças piloto produzidas em  um evento, no ano de 1996, junto a artesãos. Esta coleção mostra novas possibilidades produtivas e a mescla de linguagens ou de materiais.

Conhecendo Museus apresentou 15 documentários em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta segunda temporada, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/01/2013 - 15:28 e atualizado em 29/01/2013 - 09:11

Últimas

O que vem por aí