Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Museu abriga um conjunto arquitetônico monumental de grande

Conhecendo Museus

No AR em 21/04/2016 - 06:30

Oficina Cerâmica Francisco Brennand, em RecifeA câmera do Conhecendo Museus viaja até o nordeste brasileiro e visita mais um espaço contemplativo, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand. Projetada nas ruínas semi-abandonadas da Cerâmica São João da Várzea, em Recife, o espaço surgiu em 1971, com o nome de seu precursor, o artista Francisco Brennand.

Tudo começou quando Brennand depois de uma visita à fábrica de tijolos e telhas, fundada pelo seu pai em 1917 e desativada em 1945. O artista resolveu instalar no local, seu ateliê aproveitando os enormes galpões existentes.

A presença do artista num trabalho contínuo de criação confere à Oficina um caráter inusitado, identificando-a como uma instituição intrinsecamente viva e com uma dinâmica que torna imprevisíveis os rumos da arquitetura e da obra.

O espaço é, ao mesmo tempo, oficina e museu. Cercadas por jardins, as exposições concentram em murais, painéis e esculturas. O Conhecendo Museus investiga o espaço na atualidade. Hoje, depois de mais de 40 anos de trabalho intenso, o visitante encontra um complexo escultórico, cujo significado dá relevo a um sentido visionário de Francisco Brennand.

O programa apresenta esse lugar único no mundo, constituído por um conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, associada às artes e à natureza.

O Conhecendo Museus apresentou 15 documentários em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta segunda temporada, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.




AMAURI MAURO - DIRETOR ANA MOURA - PRODUTOR

Criado em 21/01/2013 - 16:00 e atualizado em 27/06/2013 - 12:59

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí