Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Obras de importantes artistas em um espaço de inclusão social

Conhecendo Museus

No AR em 06/05/2016 - 06:30

Parte da fachada da PinacotecaO programa vai mostrar que, hoje, o acervo da Pinacoteca é formado por mais de oito mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores, oferecendo um dos mais abrangentes panoramas da arte brasileira dos séculos XIX e XX. Em mais de cem anos, o Museu recebeu milhões de visitantes. Atualmente ocupa dois prédios, com mais de 20 mil m² de instalações técnicas adequadas: o centenário edifício da Luz, onde foi criada, e o antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS), atual Estação Pinacoteca.

O programa também apresenta o  Núcleo de Conservação e Restauro, que tem como principal função zelar pelas condições físicas das obras da coleção da Pinacoteca. É por meio dessa atividade que se pode controlar e minimizar danos, evitando a degradação e a necessidade de intervenções mais profundas. O objetivo é conservar para não restaurar. O restauro deve ser sempre o último recurso para prolongar a vida de uma obra de arte, ao contrário da conservação preventiva, que tem que ser diária e constante.

O Núcleo também dá suporte técnico às exposições temporárias, nacionais e internacionais, atuando no monitoramento do controle ambiental das salas expositivas (umidade relativa, temperatura, luminosidade) e elaborando laudos técnicos de estado de conservação das obras.

Este episódio do Conhecendo Museus apresenta belíssimas obras para apreciação do telespectador e a história desse importante espaço paulistano.

Conhecendo Museus conta a história de 52 museus brasileiros e revela detalhes da vida de personagens singulares e notórios. Este é o 50º episódio da série, que ainda mostrara o Instituto Inhotim e o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas.




AMAURI MAURO - DIRETOR ANA MOURA - PRODUTOR

Criado em 08/04/2013 - 14:39 e atualizado em 09/04/2013 - 16:32

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí