Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Faróis do Brasil visita santuário ecológico na Bacia de Campos

Produção vai até norte fluminense contar história do Farol Macaé

A jornalista Tâmara Freire mostra as belezas naturais e apresenta informações sobre a história e a importância do Farol Macaé nesta quinta (27), às 22h, na TV Brasil. O quinto episódio da série Faróis do Brasil revela curiosidades sobre a construção que protege e orienta os navegantes que passam pela Bacia de Campos, na região norte do Rio de Janeiro.

O Farol de Macaé foi erguido em uma reserva ecológica na Ilha de Sant’anna, a maior e mais alta das 7 ilhas que formam um arquipélago que é abrigo de muitas espécies de gaivotas e aves que migram da América do Norte durante o inverno.

Com imagens aéreas e reportagens em terra, a jornalista Tâmara Freire revela essa região de grande riqueza ambiental. A Ilha de Sant’anna possui mais de 140 metros de altitude e hoje é área de Preservação Ambiental da Mata Atlântica.

Para chegar até lá, a equipe da emissora percorreu uma trilha no meio da mata que abriga o Farol e sua lanterna centenária que tem um alcance luminoso de até 28 milhas náuticas.

O Farol Macaé fica em uma das cidades símbolo da ascensão e da crise da atividade petrolífera. Além de auxiliar as embarcações que ainda atendem a essa indústria, ele também serve aos barcos de pesca e de turismo.

Inaugurado em 8 de março de 1902, o oitavo farol do Rio de Janeiro ajuda a manter um paraíso preservado no meio de uma das regiões costeiras mais movimentadas do Brasil.

Formado por um pedestal, com uma cuba de mercúrio e um prato de sustentação dos painéis das lentes, o Farol Macaé emite uma luz branca e outra vermelha. Atualmente, o equipamento funciona de forma automática, mas qualquer eventualidade é resolvida pelos faroleiros.

Localização estratégica

Para chegar até ao Farol, é preciso percorrer um caminho nada fácil. A trilha que leva até ao monumento leva 20 minutos e fica ainda mais difícil se tiver que ser percorrida à noite. A pouca visibilidade deixa o caminho de mata, terra e pedra cheio de desafios e aventuras.

A Ilha de Sant’anna fica a cerca de 7 km do centro de Macaé. A travessia até lá dura mais ou menos 20 minutos de lancha. Como essa é uma área de preservação ambiental, o desembarque só pode ser feito com autorização expressa da Marinha.

Atrás dessa bela área de Mata Atlântica fica o Farol Macaé. Com localização estratégica, além de ajudar os navegantes que trafegam pela Bacia de Campos, ele contribui na proteção também do próprio santuário ecológico.

Sobre Faróis do Brasil

Em 13 episódios de 26 minutos, a produção apresentada pela jornalista Tâmara Freire revela as histórias e as belezas naturais de diversos faróis do país, alguns dos quais figuram como cartões postais em suas regiões.

Programa da nova sessão Brasil em Faixa, a série apresenta, em formato de reportagem especial, informações sobre um farol da região Sudeste ou Nordeste em sua primeira temporada.

Nesses locais, a apresentadora aborda a história do monumento e da cidade onde a construção está situada. Ela também conversa com moradores da área que tenham forte ligação com o farol.

Os episódios semanais da série Faróis do Brasil contam com belas imagens aéreas dessas torres ao som de músicas relacionadas ao monumento visitado. Essa trilha sonora embala uma viagem em um universo de conhecimento

Produzido com equipe própria da emissora, o programa exibido toda quinta-feira às 22h tem horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada toda sexta-feira, às 5h30, e aos domingos, às 17h30.

Serviço
Faróis do Brasil – quinta-feira, dia 27/6, às 22h, na TV Brasil
Faróis do Brasil – sexta-feira, dia 28/6, às 5h30, na TV Brasil
Faróis do Brasil – domingo, dia 30/6, às 17h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 25/06/2019 - 15:30 e atualizado em 25/06/2019 - 15:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí