Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A herança dos nossos antepassados

Com a evolução, o homem perdeu pelos no corpo e começou a andar mais

Futurando

No AR em 12/06/2016 - 18:30

A evolução dos humanosO Futurando desta semana fala sobre a evolução dos seres humanos. Será que ainda estamos nos desenvolvendo? Alguns pesquisadores alegam que uma evolução, como a descrita por Darwin, não estaria mais acontecendo. Para eles, atualmente não existe mais uma seleção natural, até os mais fracos sobrevivem graças à medicina. Mas nem todos os cientistas concordam.

No programa, você também fica sabendo por que os pelos foram tão importantes para o desenvolvimento do ser humano e por que hoje o homem é menos peludo do que os seus antecessores.

Esta edição explica ainda o que acontece no corpo quando se está numa situação de risco. Para garantir a sobrevivência,o organismo está preparado para reagir às mais diversas situações. Quando há um perigo iminente, em segundos o homem está pronto para fugir ou lutar. São estratégias decisivas para a sobrevivência.

O suor também tem um papel importante na evolução do ser humano. Sua-se quando está muito calor, mas também de nervosismo. No primeiro caso, o suor serve como um ar-condicionado do corpo e tenta regular a temperatura. Já no segundo, serve como uma comunicação não-verbal que expressa medo ou estresse. Esse suor emocional era um meio de comunicação importante para os antepassados, mas agora pode até atrapalhar. Saiba mais sobre o tema neste Futurando.

Nesta edição, você também vai ver como o Japão está melhorando a qualidade de vida de muitos idosos com a tecnologia. Com uma população cada vez mais envelhecida, os japoneses passaram a criar robôs que são capazes de auxiliar o trabalho dos cuidadores de idosos, enfermeiros e fisioterapeutas. Eles levantam os pacientes, emitem impulsos elétricos para melhorar mobilidade e fazem até companhia.

 




Produção: Deutsche Welle

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/06/2016 - 14:49 e atualizado em 09/06/2016 - 13:41

Últimas

O que vem por aí