Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mídia em Foco discute os reality shows

Os programas caíram no gosto popular mundial

Populares desde o início dos anos 2000 no Brasil, o realities shows  são o tema do programa Mídia em Foco desta segunda-feira, dia 19, que vai ao ar às 22h45, na TV Brasil. No programas, especialistas discutem o papel do reality show, que virou febre no mundo e caiu no gosto do  brasileiro. 

Segundo o dicionário Collins, o reality show pode ser definido como “um programa de TV que mostra pessoas comuns ou celebridades vivendo seu dia a dia ou enfrentando desafios específicos”. Os realities podem ser de música, confinamento, sobrevivência, gastronomia, luta, namoro. Os protagonistas? Anônimos, famosos, especialistas, atletas e crianças. Sobre tudo e sobre todos, seja na TV aberta, na TV paga ou na internet os realities estão em alta. 

“Essa estrutura de concorrência, de eliminação, desafios, pressão e inclusive humilhação, formas de relação social que são trancafiadas, que são impostas para as pessoas, essa narrativa, essa organização, essa estrutura ela também está presente na nossa realidade”, observa a socióloga Silvia Viana Rodrigues. “O programa de realidade, nu e cru, real, é aquele que você não tem interferência”, emenda Beto Ribeiro, produtor executivo da Medialand.

Desde que se popularizaram na virada dos anos 90 para os 2000, os reality shows caíram no gosto popular mundial e atualmente são um formato consagrado — os brasileiros, por exemplo, adoram. E tem para tudo quanto é gosto: gastronomia, moda, vendas e negócios, sobrevivência, convivência, entre outros.

No Limite estreou no ano 2000 e foi o primeiro reality show produzido no Brasil. Inspirado no norte-americano Survivor, o reality de sobrevivência colocava os participantes em um local inóspito e selvagem onde competiam por um prêmio. Nos anos seguintes, estrearam realities de confinamento como Casa dos Artistas e Big Brother, com grande audiência e repercussão. Era o começo da febre dos reality shows.

“Todo programa de TV tem que ter uma certa narrativa, uma certa história a ser contada”, diz Patricio Díaz, diretor-geral do Masterchef Brasil, hoje um dos realities de maior sucesso na TV aberta brasileira. 

Serviço
Mídia em Foco - segunda, dia 19, às 22h45, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/03/2018 - 16:15 e atualizado em 16/03/2018 - 16:15

Últimas

O que vem por aí