Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mostra Outubro Soviético termina com "Lenin em Outubro"

Seleção de clássicos recorda os cem anos da Revolução Russa

A TV Brasil encerra a exibição da faixa especial Outubro Soviético com clássicos da sétima arte que influenciaram a linguagem cinematográfica. Ao todo, o canal apresentou onze filmes, entre produções raras e obras premiadas como "O Encouraçado Potemkin" (1925), épico de Eisenstein que abriu a mostra.

O mote para a sessão é o centenário da Revolução Russa de 1917. O último longa programado pela emissora pública é o drama "Lenin em Outubro" (1937) que vai ao ar nesta quarta (25), às 23h.

A retrospectiva com filmes realizados por grandes diretores que marcaram o cinema na época da extinta União Soviética estava no ar desde 15 de outubro. A iniciativa é resultado de uma parceria institucional da TV Brasil com o estúdio MOSFILM e a distribuidora CPC-UMES Filmes.

Faixa reuniu épicos como "O Encouraçado Potemkin", "Vassa" e "A Mãe"

A estreia da faixa Outubro Soviético da TV Brasil trouxe para as telinhas o clássico "O Encouraçado Potemkin" (1925), mítico filme de Serguei Eisenstein, obra que é uma referência na montagem cinematográfica.

A emissora pública também exibiu, nessa sequência, os filmes "O Conto do Czar Saltan" (1967), do cineasta Aleksandr Ptushko; "Vassa" (1983) e "A Mãe" (1989), dramas do diretor Gleb Panfilov; "Boris Godunov" (1986), longa dirigido por Sergei Bondarchuk; e "Um Acidente de Caça" (1978), de Emil Loteanu.

Outras atrações da mostra foram o filme de guerra "Arsenal" (1929), do cinesta Aleksandr Dovzhenko; o drama mudo "O Velho e o Novo" (1929), de Serguei Eisenstein e Grigori Aleksandrov; as comédias "As Aventuras Extraordinárias de Mister West no País dos Bolcheviques" (1924), trama muda de Lev Kulechov; e "Cossacos de Kuban" (1949), musical dirigido por Ivan Pyriev.

Trama de "Lenin em Outubro", filme que encerra sessão Outubro Soviético

Dirigido por Mikhail Romm e Dmitri Vasilyev, o drama "Lenin em Outubro" marca o término da mostra Outubro Soviético em cartaz na programação da TV Brasil desde o dia 15 de outubro. A trama de ficção acompanha as ações de Lenin às vésperas da Revolução Russa em 1917.

A marinha soviética no Mar Báltico e algumas unidades do exército se rebelam contra o governo Kerenski, unindo-se aos operários e camponeses que exigiam paz e a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, em 1917.

Lenin chega a Petrogrado em um trem vindo da Finlândia e, na reunião do Comitê Central, de 10 de outubro, derrota as resistências de Zinoviev, Kamenev e Trotsky e deflagra a insurreição.

As forças contrarrevolucionárias organizam uma caçada para matar o líder dos bolcheviques. Os acontecimentos se precipitam em ritmo veloz até o momento final: sob as bandeiras de “Pão, Paz e Terra!” e “Todo Poder aos Sovietes!”, a Revolução de Outubro triunfa.

Ficha Técnica
Título original: Lenin v oktyabre. País: União Soviética. Idioma: russo Ano: 1937. Gênero: drama. Preto e branco. Direção: Mikhail Romm e Dmitri Vasilyev. Elenco: Boris Shchukin, Nikolai Okholopov, Yelena Stratova. Inédito. 108 min. Classificação Indicativa: 18 anos.

Serviço:
Outubro Soviético – "Lenin em Outubro" – quarta-feira (25), às 23h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/10/2017 - 17:00 e atualizado em 23/10/2017 - 17:00

Últimas

O que vem por aí