Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Turismo desenfreado prejudica as Maldivas

E também: florestas alemãs sofrem com as mudanças climáticas

Futurando

No AR em 11/04/2020 - 08:00

Esta edição do Futurando mostra que a demanda por casas de madeira vem crescendo em Berlim e que até mesmo prédios de apartamento de 10 andares feitos na maior parte de madeira já estão sendo construídos na Alemanha. O programa explica se essas construções são resistentes, seguras contra incêndios e se têm a mesma durabilidade de uma casa de alvenaria.

Para a construção de prédios de madeira é necessária a matéria-prima. E as florestas alemãs estão morrendo. As mudanças climáticas, que provocam altas temperaturas e chuvas mais escassas a cada ano, deixam as árvores debilitadas e suscetíveis a infestações de besouros. Mesmo aparentando estarem saudáveis, com folhas verdes, muitas delas já estão condenadas. A situação é ainda pior quando uma floresta é formada inteiramente por abetos, onde uma infestação pode se propagar rapidamente.

E a ação do homem, de forma mais direta do que nas mudanças climáticas, preocupa ativistas ambientais nas Maldivas - um conjunto de ilhas no Oceano Índico que impressiona pela beleza. Este paraíso está ameaçado. Novos aeroportos e ilhas artificiais estão sendo criados para atrair mais turistas. E o meio ambiente está sendo deixado de lado, assim como população local. A reportagem do Futurando visitou o país e mostra um lado das Maldivas que fica bem longe dos olhos dos turistas.

Além de prejudicar o meio ambiente, colocando em risco várias espécies, o homem também captura animais de seus habitats naturais para vender no comércio ilegal. As tartarugas são grandes vítimas e, em todo o mundo, várias espécies correm risco de extinção. Um centro de proteção no Camboja acolhe animais ameaçados e os protege do ser humano, que costuma capturar tartarugas para comer, usar na medicina tradicional ou oferecer em templos. A esperança é que, no futuro, elas possam ser soltas na natureza.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/01/2020 - 12:35

Últimas

O que vem por aí