Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil é finalista no Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC

“O Lixo Eletrônico no Brasil” e “Agrotóxicos no Brasil” estão entre os

Duas reportagens da equipe da TV Brasil, exibidas no programa Caminhos da Reportagem, foram indicadas para a final do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. “O Lixo Eletrônico no Brasil” e “Agrotóxicos no Brasil” estão entre os 82 trabalhos selecionados que serão avaliados pela Comissão de Premiação.

Com reportagem de Lucas Reis Rodrigues, o especial “Lixo Eletrônico no Brasil” aborda o acumulo de lixo eletrônico nos depósitos no país. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o país emergente que mais gera material eletrônico ultrapassado por habitante e ainda não sabe o que fazer com ele. A equipe visitou cinco capitais brasileiras para saber o que leva a acumulação de tanto lixo eletrônico e encontrou muitos depósitos clandestinos cheios de eletrônicos que contêm metais preciosos e perigosos. Já no especial “Agrotóxicos no Brasil”, a equipe abordou o uso excessivo desses produtos químicos nas plantações do país. A reportagem alerta sobre os perigos do seu uso e mostra alternativas sustentáveis para produzir alimentos com mais segurança à saúde dos consumidores. 
 
Ambos os trabalhos já foram reconhecidos em outras premiações. A reportagem sobre agrotóxicos ganhou, em 2011, o prêmio Massey Fergusson de Jornalismo, uma das premiações mais tradicionais da imprensa rural brasileira, na categoria “50 anos jornalistas”. O programa especial sobre lixo eletrônico conquistou esse ano o prêmio Microcamp de Jornalismo na categoria telejornalismo, que teve como tema “Lixo Eletrônico – como fazer a destinação correta”. 
 
Lucas Reis falou que o reconhecimento traz felicidade e satisfação para a equipe. “Isso traz uma segurança de saber que a TV Brasil e o Núcleo Especial de Jornalismo podem aprofundar mais as informações e esclarecer temas mais complexos para a população. O que eu acredito ser uma função da TV pública. É uma segurança de que isso está sendo valorizado e que a gente está fazendo o trabalho certo”, ressalta.
 
O Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade visa estimular os profissionais e órgãos de imprensa do Brasil a falar sobre o desenvolvimento sustentável e promover na sociedade o debate sobre o tema. A divulgação dos vencedores de 2012 ocorrerá após o dia 9 de outubro e a festa de premiação será no dia 30, no espaço Eco House, em São Paulo-SP.
 
Equipe - O Caminhos da Reportagem “Lixo eletrônico no Brasil” contou com a reportagem de Lucas Reis; edição de texto de Conchita Rocha; imagens de Mauro Zambrotti, Gilvan Alves Rocha, Fábio Damasceno, Oswaldo Alves e Nilton de Martins; edição de imagens de Wesley Gomes e Márcio Stuckert; arte e finalização de Márcio Stuckert; produção de Naitê Almeida, Patricia Araújo e Diana Paixão; além dos auxiliares: Luciano Gomes, Lucio Martins Neto, José Laredondo.
 
Equipe - O Caminhos da Reportagem “Agrotóxicos no Brasil” contou com a reportagem de Lucas Reis; edição de texto de Conchita Rocha; imagens de Fábio Damasceno, Marcos Tucano e Manoel Lenaldo; edição de imagens de Márcio Struckert, Daniel Zuco e Carlos Atila; Arte de Márcio Stuckert e Daniel Zuco; finalização de Márcio Strucket; produção de Naite Almeira e Walleson Barbosa; além dos auxiliares: Luciano Gomes, Jairon Ferreira.
 
Assista às reportagens finalistas:
 
Lixo eletrônico no Brasil:
 
 
Agrotóxicos no Brasil:
 
 
 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/10/2012 - 10:56 e atualizado em 02/10/2012 - 10:56

Últimas

O que vem por aí