Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série dedicada à Declaração Universal dos Direitos Humanos estreia na TV Brasil

Série discute abertamente os 30 artigos da Declaração Universal dos

Série Direitos Humanos no ar na TV BrasilA TV Brasil estreou na quinta-feira, dia 20 de fevereiro, a série Direitos Humanos. A produção retrata, como o próprio título diz os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Com 15 episódios, cada um com 26 minutos, Direitos Humanos está em exibição toda quinta-feira, às 20h. Nela, os 30 artigos da declaração serão explicados nos episódios com perguntas, relevantes ao tema, feitas a três cidadãos: um político/jurista, um sociólogo e um cidadão comum.

Normalmente, o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e, claro, a igualdade perante a lei. A Declaração Universal dos Direitos do Homem da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Cada um dos 30 artigos será descrito através de um clipe de imagens e um texto que começará com a leitura do artigo, seguido de uma breve análise. Com isso, a série ganha formato e direciona o telespectador a tirar as suas próprias conclusões a partir das respostas dos entrevistados. O principal objetivo da série “Direito Humanos” é estimular a discussão simples, para promover um breve conhecimento do cidadão comum. A ideia é mostrar que os direitos e a liberdade de cada um termina onde começa a do próximo. E, claro, vale a pena lembrar que a série também pretende incentivar o reconhecimento de que não basta cobrar, se nada fazemos para promover ou melhorar.

A sociedade moderna, a massa, cobra a todo momento ações que favoreçam os direitos e culpem os deveres do Estado, mas se esquecem que a responsabilidade por mantê-los e torná-los viáveis está na mão do cidadão, do individuo. Muito se fala sobre os direitos que cada cidadão possui, mas poucos se lembram que os deveres sempre acompanham os direitos.

A série é atual, finalizada em 2013, tem direção de Paulo Szwec e traz alguns dos notáveis em “Direitos Humanos”, como Giancarlo Summa (representante da ONU); José Gregori, Paulo Vannuchi e Demétrio Magnoli (especialistas na área das humanidades); Glenda Mezarobba, Deisy Ventura, Leonardo Sakamoto, Maristela Basso (Professores); e Sérgio Vaz (Poeta).

TV Brasil
Estreia – Série Direitos Humanos
Quinta, às 20h
20 de fevereiro

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/02/2014 - 16:03 e atualizado em 26/02/2014 - 16:03

Últimas

O que vem por aí