Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa Especial celebra 10 anos na TV Brasil neste sábado (08/03)

Atração recebe o cantor Gabrielzinho do Irajá, o velejador Lars Grael

Gabrielzinho do Irajá entre os repórteres e a apresentadora do programaPara comemorar em grande estilo os 10 anos do Programa Especial na TV Brasil, a atração recebe neste sábado (08), às 10h30, convidados que fizeram parte da história do programa que tem o objetivo de contribuir na inclusão de pessoas com deficiência.

A equipe da atração entrevista convidados ilustres como o cantor e compositor Gabrielzinho do Irajá, que é deficiente visual; o velejador Lars Grael, que participou da primeira edição do Programa Especial; e a jornalista Claudia Werneck, fundadora da ONG Escola de Gente; entre outros. Nos encontros, depoimentos emocionantes marcam esta edição especial.

No estúdio da atração da emissora pública, a apresentadora Juliana Oliveira, que é cadeirante, e os repórteres Zé Luiz Pacheco, também cadeirante, e Fernanda Honorato, premeira recebem o cantor e compositor Gabrielzinho do Irajá. O artista conta que participa do Programa Especial desde as primeiras edições há uma década.

“O programa representa muito porque é sempre bom a gente ter na TV, em rede nacional, uma atração que levante a nossa bandeira da inclusão. O Programa Especial significa muito. É legal para que as pessoas que estão de fora vendo, percebam que temos os mesmos direitos e podemos as mesmas coisas”.

Reconhecido internacionalmente, o velejador medalhista olímpico Lars Grael participou da primeira edição do Programa Especial em 09 de março de 2004. Dez anos depois, o atleta conversa com o repórter Zé Luiz Pacheco sobre o que mudou na vida dele e na sociedade ao longo desse tempo.

“O movimento paralímpico internacional ganhou uma proporção muito mais admirável por parte da mídia esportiva, houve crescimento, respeito e admiração. O esporte paralímpico cada vez sai do subterrâneo do esporte e passa a ter um espaço, uma visibilidade de uma mídia muito positiva. Antes era uma curiosidade, que as pessoas tinham pena e achavam aquilo curioso. Hoje, passam a admirar”, reflete o ídolo nacional.

Lars ainda comenta o retorno ao programa nesta edição comemorativa de uma década. “É um prazer enorme voltar ao Programa Especial, um espaço destinado aos nossos direitos, reivindicações, trocas de experiências. Dez anos se passaram e ele se consolidou. Existe um público que clama por um espaço para que possa cada um trazer um depoimento de vida, todos nós aprendemos com o exemplo do próximo. É humano, educa e faz a gente se sentir espiritualmente mais elevado. Então, parabéns a todos vocês, a TV Brasil e ao Programa Especial, pelo trabalho maravilhoso que fazem”, destaca.

Outra convidada é Jeanie Liza que trabalhou como intérprete de LIBRAS do Programa Especial durante cinco anos. Ela fala da relevância do programa. “Para a comunidade surda, o Programa Especial é importantíssimo porque tem a janela de LIBRAS e as legendas, além da divulgação da cultura e comunidade surda. Isso faz as pessoas com deficiência se unirem e mostrarem sua capacidade para o Brasil. Também fortalece as pessoas com deficiência como um todo”.


Diretora da atração destaca avanços e antecipa novidades

A diretora do programa, Angela Reiniger, traça um panorama dos avanços da atração nestes 10 anos de exibição. “No início, o Programa Especial se concentrava sempre na questão da deficiência. Ao longo do tempo, passamos a ter também repórteres com deficiência fazendo matérias sobre outros assuntos. Este é o caso, por exemplo, quando a Fernanda faz uma reportagem de cultura ou o Zé entrevista um atleta sem deficiência. Essas duas abordagens são importantes e complementares. Ter a deficiência como tema e também ter o olhar da pessoa com deficiência sobre outros assuntos. E os perfis, programas inteiros dedicados a um só personagem, que surgiram recentemente na história do Programa Especial, são muito bacanas também. Eles servem tanto como ‘espelho’ para outras pessoas com deficiência como para que pessoas que não tenham relação com a questão da deficiência possam ver com mais naturalidade este assunto”, avalia.

Angela antecipa algumas novidades previstas para o Programa Especial. “Nesta nova etapa, queremos cada vez mais conquistar o espectador que não tem nenhuma relação com a questão da deficiência, mas acha interessante a abordagem inclusiva do programa. Além disso, estamos preparando um quadro em que a criança seja o foco”, revela.

Para a diretora do Programa Especial, a atração contribui com a sociedade ao oferecer um conteúdo qualificado para o público. “Eu acredito que o Programa Especial representa um papel de grande importância na sociedade, ao mostrar que é possível abordar a questão da deficiência de forma natural. No Programa Especial, a questão da deficiência é tratada, mas a pessoa está em primeiro lugar. Além disso, leva aos espectadores informação que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica.

Equipe do Programa Especial amadureceu nestes 10 anos no ar

Os integrantes da equipe do Programa Especial demonstram emoção com a marca de 10 anos da atração na televisão brasileira. Para eles, além de ajudar o próximo através das matérias e assuntos abordados, o programa também contribuiu no próprio desenvolvimento. A apresentadora Juliana Oliveira ressalta a importância deste tipo de iniciativa para a pluralidade de conteúdo nas telinhas. "O Programa Especial é um grande avanço da sociedade brasileira em busca de um mundo mais democrático e igualitário. Estou honrada em apresentar o programa em que ao mesmo tempo aprendo e tenho a oportunidade de ajudar outras pessoas", afirma a jovem formada em Publicidade pela UFF.

"O Programa Especial é tudo na minha vida, pois através dele eu realizei meu sonho de ser repórter e hoje sou reconhecida como a primeira repórter com síndrome de Down do mundo”, emociona-se Fernanda Honorato.

Para a diretora da atração, a repórter cresceu bastante desde que ingressou na equipe do programa. “A Fernanda amadureceu muito tanto pessoal como profissionalmente ao longo desses mais de 6 anos conosco. E a recíproca também é verdadeira. Ao trabalhar coma Fernanda, amadurecemos todos e, posso dizer que, pra mim, é muito bom ter o privilégio de vivenciar a inclusão cotidianamente” destaca Angela Reiniger que completa “O Zé também foi se aprimorando como repórter ao longo do tempo e passando a não fazer mais apenas matérias de esporte e aventura, mas também a cobrir outros tipos de assunto. E a energia que ele coloca em cada reportagem que faz é muito legal para o Programa Especial”, analisa.

O repórter lembra que através do programa conseguiu unir seu hobby a uma atividade que ajuda na formação do próximo. "Foi um grande encontro quando descobri que podia realizar aquilo que já fazia na minha vida. Nunca imaginei que uma coisa assim servisse de algum modo para contribuir. É realmente gratificante e o Programa Especial me proporciona aventuras inéditas, inimagináveis e sensacionais", entusiasma-se José Luiz Pacheco.

A diretora Angela Reiniger revela como os profissionais ingressaram no Programa Especial. “Tanto o Zé quanto a Fernanda apareceram como entrevistados primeiro. Achei que ambos tinham um bom potencial e fizemos testes com eles e se saíram muito bem. Já a Juliana foi escolhida através de uma série de entrevistas que fizemos, quando procurávamos uma apresentadora”, conta.


Serviço:
Programa Especial – sábado (08) às 10h30, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/03/2014 - 18:44 e atualizado em 06/03/2014 - 18:44

Últimas

O que vem por aí