Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arte do Artista estreia nesta segunda (28) nova temporada na TV Brasil

Programa é apresentado por Aderbal Freire-Filho

A TV Brasil estreia na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, às 23h, a segunda temporada do programa Arte do Artista, apresentado pelo premiado diretor de teatro Aderbal Freire-Filho. Além da mudança de dia – o programa não será mais exibido às terças e, sim, às segundas – a nova temporada traz também convidados, novos quadros e novos objetos no cenário, como o Camarim da peça Jacinta.

“Vamos começar misturando realidade e fantasia. É importante frisar o incentivo à leitura e aos grandes autores. Teremos convidados ilustres e tenho certeza que daremos continuidade a um trabalho que está sendo muito prazeroso de se fazer”, relata Aderbal.

Nesta segunda temporada, Aderbal Freire-Fillho viaja para a França, traz a Argentina para o Brasil e conversa, nas próximas semanas, com dois grandes atores da nova geração, Mateus Solano e Fábio Porchat. Pra quem não imaginava ser apresentador de TV, Aderbal Freire-Filho, se mostra muito motivado para a nova temporada, que reforça cada vez mais o conceito do programa.

“Imaginamos o Arte do Artista como um programa que fugisse dos padrões convencionais e que tivesse uma proposta clara de fazer e ver televisão de uma forma diferente. Estamos conseguindo e vamos reforçar isso na segunda temporada”, explica Aderbal.

Para mostrar a variedade da segunda temporada do Arte do Artista, nada mais válido que mostrar como serão os seus primeiros episódios:

Primeiro episódio, no dia 28 de abril
Uma pré-estreia de peso! Aderbal Freire-Filho viaja para Paris e, de forma ilustre, tem a sua esposa, a atriz Marieta Severo, como camerawoman. Neste episódio, no dia 28 de abril, que é considerado uma pré-estreia, Aderbal conta que Julio Cortázar está vivo. Assim como Hamlet e Vania. E como Tchekhov, Nelson Rodrigues e Shakespeare. Vivos em seus personagens e na memória de cada ator que dá a eles sua carne e seu sangue. Neste ano, quando Cortázar completaria cem anos, e Horácio Oliveira, seu personagem de O jogo de Amarelinha, completa 50, o Arte do Artista faz a sua pré-estreia em homenagem a eles. Com a linguagem de um curta-metragem, perambulando pelos hotéis baratos, pontes, ruas e cafés de Paris, Aderbal Freire-Filho sai em busca de Maga, a mulher que Horácio nunca vai esquecer... A Diretora de Fotografia deste episódio é a atriz Marieta Severo. Ela capturou as imagens e fez um lindo trabalho de camerawoman.

Segundo episódio, dia 5 de maio
Na estreia oficial da segunda temporada do Arte do Artista, Aderbal Freire-Filho reafirma as intenções do programa, e mostra um pouco do que vem pela frente, brincando de receber, no estúdio, uma comissão internacional de especialistas em patafísica e anti-televisão, financiada por uma suposta Fundação Pasolini Contra a Televisão. Aos integrantes da tal comissão são mostradas e testadas os novos quadros do programa, como Além da Lapa, que exibe viagens de Aderbal por lugares reais e imaginários, como acontecerá nos quatro episódios da temporada, com o apresentador visitando o bairro do Flamengo, hipoteticamente localizado em Buenos Aires. Ainda nesta edição, também são apresentadas novas aquisições e recantos do cenário do programa, como o Camarim de Todos os Teatros, no qual os atores podem entrar em seus camarins, de qualquer teatro do mundo, e magicamente, aparecer no estúdio do programa, como na palhinha que é mostrada do segundo episódio, com Mateus Solano, e do terceiro programa da nova temporada, com Fábio Porchat.

Terceiro episódio, dia 12 de maio
No segundo programa da segunda temporada, veremos, de fato, como funciona o Camarim de Todos os Teatros, um invento do Departamento de Alta Ciência Patafísica do Dr. Faustroll. Mateus Solano, depois de viver o último grande vilão do horário nobre a telenovela brasileira, vem para falar sobre os seus grandes sucessos e os seus grandes fracassos também. Como a incorporação de novidades não impede a continuação de nossos melhores quadros, a Máquina de Pensar estará de volta, e o livro O Mito de Sísifo do escritor francês Albert Camus amarrará toda a prazerosa, mas existencialista experiência de entrevistar esse grande ator.

Quarto episódio, dia 19 de maio
Adebarl Freire- Filho engorda o ator e comediante Fábio Porchat, que é o convidado para falar sobre o humor de Machado de Assis, Fortuna, Nássara, o Barão e Itararé, D. Rosé Cavaca, Bernard Shaw, Groucho Marx e todos os caras engraçados da TV mundial. Aprenda com Fábio Porchat a fazer piada com vestido de noiva e cocaína e dar com a porta dos fundos na cara. Arte do Artista também aprendeu com Fábio Porchat, que fala sobre humor na internet, no cinema mudo e falado, na TV, no desenho e na literatura. A arte do humor em Arte do Artista.

Quinto episódio, 26 de maio
No quinto programa da nova temporada, Aderbal inaugura a sessão "Além da Lapa", que mostrará viagens de Aderbal por lugares reais e imaginários. O programa irá ao bairro do Flamengo, só que em Buenos Aires, entrevistar o importantíssimo dramaturgo e diretor teatral argentino Daniel Veronese. Mas a viagem será bastante atribulada. Sabendo de nossos intentos invasores, a estátua do general San Martin na Lagoa, tomará vida e tentará conquistar o Leblon, transformando-o em território argentino, com a ajuda de brasileiros argentinos vivos e mortos, moradores do Leblon, como Manuel Puig e Cecilia Boal.

Sobre o Arte do Artista
O programa teve a sua estreia na TV Brasil em 25 de setembro de 2012. Entra na sua segunda temporada no dia 28 de abril de 2014. Entre os convidados que já conversaram com Aderbal estão nomes como Wagner Moura, Ruy Guerra, Giulia Gam, Gerald Thomas, Domingos Oliveira, Antônio Cícero, Amir Haddad, Eugenio Barba e Geléia da Rocinha, entre outros. Como pano de fundo para essas saborosas conversas, um cenário peculiar, com a marca do apresentador, composto por elementos cênicos de diversos espetáculos dirigidos por ele Brasil afora. Os bate-papos acontecem sobre o chão da peça As Centenárias, muitas vezes dentro da banheira do espetáculo O Púcaro Búlgaro. Também estão lá os arquivos de O que diz Molero, a coxia de Hamlet, as cadeiras de Depois do filme e até o Pequod, navio no qual o capitão Ahab buscou sua baleia branca na encenação de Moby Dick.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/04/2014 - 13:24 e atualizado em 25/04/2014 - 13:24

Últimas

O que vem por aí