Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ver TV estreia oitava temporada na TV Brasil nesta sexta (31)

Programa debate a qualidade do conteúdo das atrações televisivas com

Estúdio do Ver TV traz novidades na estreia da oitava temporada da atração na TV BrasilO jornalista e sociólogo Lalo Leal apresenta o programa Ver TVTelevisão de qualidade é o tema em pauta na estreia da nova temporada do programa Ver TV que retorna ao seu horário habitual nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2014, às 20h, na TV Brasil. Sob o comando do jornalista e sociólogo Lalo Leal, a atração da emissora pública debate a qualidade do conteúdo da programação dos canais de televisão aberta e fechada.

Com novo cenário e identidade visual reformulada, a oitava temporada do programa oferece múltiplos olhares sobre o que é veiculado nas diversas mídias. O Ver TV acompanha as tendências e as novas abordagens da questão no país. Também discute as funções de uma TV de qualidade, sua programação, os avanços tecnológicos e o comprometimento com a cidadania.

O apresentador Lalo Leal reflete sobre o comportamento do público diante dos vários meios de comunicação na sociedade brasileira. “A televisão continua sendo o mais importante meio de comunicação do país. Pesquisas mostram que, apesar do surgimento de novas mídias, a TV ainda é a principal forma de informação e entretenimento dos brasileiros. Seu papel político e social é inegável. Cabe à sociedade discuti-lo. O VerTV tem procurado colaborar com esse debate, buscando não apenas exercer a crítica, o que é muito importante, mas também apresentar propostas capazes de contribuir para um aprimoramento da nossa programação televisiva”, avalia Lalo Leal que é pesquisador na área de políticas da Comunicação e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

 


Especialistas analisam panorama da programação das emissoras

A diretora-executiva da Televisão América Latina (TAL), Malu Viana, e o diretor Cao Hamburger são alguns dos covidados desta ediçãoPara refletir sobre a qualidade da programação das emissoras brasileiras, o Ver TV desta semana recebe o renomado diretor Cao Hamburger, responsável por sucessos como a série Castelo Ra-Tim-Bum; a diretora-executiva da Televisão América Latina (TAL), Malu Viana; e a pesquisadora e professora de comunicação, Gabriela Borges.

Pesquisa realizada pela BBC em 2014 revelou o ranking dos canais de melhor qualidade no mundo. A TV Cultura, de São Paulo, ficou em segundo lugar, logo atrás da própria BBC. No Brasil, há muitos programas com forte apelo sexual, incitação à violência e desrespeito aos valores éticos.

O Ver TV revela que poucas são as atrações que fazem o contrário. É raro encontrar na grade das emissoras do país programas que estimulem a busca do conhecimento, ampliem horizontes e enriqueçam a vida do telespectador.

Representante do Input Brasil, mostra internacional de televisão de qualidade, Malu Viana destaca a importância de se pensar novos formatos. “Uma TV de qualidade é o reflexo da cultura nacional, de ter um espaço onde essas vozes e o pluralismo social estejam também na televisão. Ter um lugar onde seus criadores possam desenvolver novos programas e não ficar somente repetindo fórmulas que são produzidas em outros lugares”, sugere.

O diretor Cao Hamburger entende que há modelo ideal, mas é preciso aliar conteúdo relevante com uma fórmula atraente. “Talvez o que defina um programa de qualidade seja a adequação do formato com o conteúdo. Não adianta ter só o formato interessante e muito bem produzido, se o conteúdo for eticamente fraco. Não adianta também, por outro lado, você ter um programa com o conteúdo incrível e muito chato, que ninguém consegue assistir”, explica o premiado cineasta que dirigiu a consagrada série Castelo Rá-Tim-Bum.

Professora de comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Gabriela Borges é coautora do livro “Discursos e práticas de qualidade na televisão”. A especialista considera necessário fomentar outros olhares sobre a programação. “Eu acho que uma televisão de qualidade é aquela que faz as pessoas pensarem, que leva a um outro lugar que elas ainda não estiveram, que dá asas à imaginação e não fica repetindo sempre um discurso banalizado e apelativo”, analisa.

 


Chefe de políticas internacionais da BBC revela estratégias de programação da emissora

O programa Ver TV entrevista, via Facetime, o chefe de políticas internacionais da BBC, Daniel Wilson. Ele fala sobre os critérios da pesquisa que a emissora pública britânica encomendou sobre TVs de qualidade no mundo, comenta as estratégias de programação da BBC e destaca a importância do fortalecimento das emissoras públicas dos países.

A atração da TV Brasil conversa ainda com Juliana Marques, autora do artigo “Critérios de qualidade da emissora pública: uma perspectiva crítica”, que faz uma análise dos indicadores de audiência em relação à qualidade de programação dos canais de televisão. O professor Othon Jambeiro, da Universidade Federal da Bahia, também foi entrevistado pelo programa. Othon discute o impacto da implantação da TV digital na qualidade dos programas, na diversificação da oferta de conteúdo e na regulação do setor de radiofusão.


Serviço
TV Brasil
Programa Ver TV
Estreia da oitava temporada
Dia 31 de outubro, às 20h
Classificação indicativa: Livre

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/10/2014 - 09:42 e atualizado em 30/10/2014 - 09:57

Últimas

O que vem por aí