Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Descalço sobre a Terra Vermelha tem pré-estreia em São Félix do Araguaia

Minissérie de três capítulos conta a luta do bispo Pedro Casaldàliga

 

A minissérie Descalço sobre a Terra Vemelha teve uma sessão pública para os moradores de São Félix do Araguaia-MT. Na plateia, o personagem principal do filme, Pedro Casaldàliga, ao lado das 1,3 mil pessoas que participaram das gravações. Aos 85 anos, o bispo luta contra o mal de Parkinson e vive até hoje na região. Ele não quis opinar sobre o roteiro e deu carta branca aos produtores espanhóis e brasileiros. Dom Pedro Casaldáliga ficou no centro comunitário da cidade até o fim da exibição do filme nesta última terça (2/12). Em conversa com a reportagem da Agência Brasil,  o bispo disse que tinha receio de ser retratado como protagonista da região e ressaltou que as conquistas foram resultado da luta e da caminhada de muitos.

Na noite na pré-estreia da obra, muita gente comovida. Entre elas, o agente comunitário de saúde, José Carlos Abreu, que participou do filme como figurante. “A gente foi criado praticamente na Prelazia. Dez irmãos, família pobre e tivemos total apoio da Prelazia. Me ver hoje atirando em dom Pedro, me emocionou demais. Estou tremendo até agora e me sinto na obrigação de pedir perdão a ele pela cena que fiz”, comenta.


A servidora pública Maria Lúcia de Souza também participou das filmagens. “Durante todo o filme, senti nossa história viva. Achei muito forte também pelo fato de Pedro estar assistindo junto”. Assim como ela, outro morador de São Félix, o agente pastoral Chico Machado, se viu pela primeira vez na produção. “A gente nem acredita que a história que se passou está sendo mostrada ali, no cinema, de maneira muito cruel e conflitiva, mas muito bonita. A juventude precisa ver isso e entender que o sonho, os ideais, a utopia estão muito presentes”.

O autor do livro que deu origem ao filme, Francesc Escribano, veio para acompanhar a pré-estreia e disse que a história de Pedro precisa ser conhecida pelo mundo. “É uma história muito importante, que fez o povo da região ganhar a sua dignidade e liberdade”. Para Escribano, a participação da população no filme foi essencial. “O apoio de ter a gente daqui fez com que todo mundo colocasse o coração no filme e isso se mostrou no resultado final. Por isso, em todos os festivais de que participamos, ganhamos prêmios”
 
Uma das premiações ocorreu neste ano. Dirigido pelo cineasta catalão Oriol Ferrer, o filme ganhou os prêmios de melhor ator (Eduard Fernández que interpreta dom Pedro) e melhor trilha sonora original na 27ª edição do Festival Internacional de Programas Audiovisuais (Fipa), na França. A produção também foi premiada no New York International TV & Film Awards. A obra é uma coprodução da TV Brasil com a televisão espanhola TVE e a catalã TVC. A emissora irá exibir a minissérie nos dia 13, 20 e 27, às 21h30, horário de Brasília. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/12/2014 - 15:28 e atualizado em 03/12/2014 - 15:43

Últimas

O que vem por aí