Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arte postal: pré-estreia da série Brasil Visual neste sexta (15/05)

Centro Cultural Correios recebe bate-papo e mostra sobre a Arte

Brasil VisualNesta sexta-feira, 15 de maio de 2015, a mostra "Arte Correio" ganha espaço no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. O evento aborda a arte postal, a chamada arte por correspondência. Durante a programação, às 19h, será apresentado o primeiro episódio da série Brasil Visual, atração que desvenda o universo da arte contemporânea no país e ainda este ano será exibida pela TV Brasil.

Após a projeção do vídeo, as artistas Simone Michelin, Teresa Poester e Vera Chaves Barcellos participam de um bate-papo com o público. As convidadas estão no documentário que marca a estreia do seriado que é conduzido nas telinhas pelo artista multimídia Rodrigo Saad, mais conhecido como Cabelo.

 


Mais informações a respeito da arte correio

Na década de 1960, correspondências trocadas entre artistas plásticos deram origem a mais uma forma de expressão da arte contemporânea: a arte postal (mail art), no Brasil, mais conhecida como arte correio.

A mail art consistia em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios. Ela surgiu como uma alternativa aos meios convencionais das exposições de arte.

Para os artistas desse movimento, a internet foi uma consequência lógica. Eles passaram a utilizar, gradativamente, as novas tecnologias que iam surgindo, como aerogramas (pré-selados), telegramas, telex, fax, até chegar nos e-mails.

A mostra "Arte Correio" é realizada por Rosa Melo Produções Artísticas e Centro Cultural Correios, com patrocínio dos Correios, do Governo Federal e do Ministério da Cultura.

 

Sobre a série Brasil Visual

O programa Brasil Visual apresenta documentários inéditos sobre o universo das artes visuais brasileiras. Idealizada pela produtora e diretora Rosa Melo, a série é desenvolvida em parceria com a HyBrazil Filmes, com a coprodução da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil e da AC Produções Ltda.

Apresentado pelo artista performático e multimídia Rodrigo Saad, conhecido como Cabelo, o seriado reúne oito episódios de 26 minutos. Cada documentário apresenta um viés do universo das artes visuais contemporâneas no país. O primeiro programa é exatamente sobre a arte correio.

 

Serviço

Mostra "Arte Correio"
Quando: 15/5 (sexta-feira), às 19h
Bate-papo com as artistas Simone Michelin, Teresa Poester e Vera Chaves Barcellos
Endereço: Centro Cultural Correios (R. Visconde de Itaboraí, 20, Centro, Rio de Janeiro - RJ)
Informações: (21) 2253-1580

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/05/2015 - 07:47 e atualizado em 14/05/2015 - 08:40

Últimas

O que vem por aí