Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Chico Buarque participa do Programa Especial deste sábado (06/06)

Artista reflete sobre o preconceito em relação às pessoas com síndrome

Fernanda Honorato recebe o cantor Chico Buarque no quadro Tietando do Programa Especial da TV BrasilÍcone da música nacional, o cantor e compositor Chico Buarque concede entrevista exclusiva para a repórter Fernanda Honorato no Programa Especial deste sábado, 6 de junho de 2015, às 10h30, na TV Brasil. O papo, que será exibido no quadro Tietando, aborda as diversas expressões artísticas de pessoas com Síndrome de Down.

Chico ressalta a importância do combate à discriminação em relação às pessoas que têm alguma deficiência. "Acho que esse preconceito contra pessoas com qualquer tipo de deficiência é ignorância, assim como todos os preconceitos. Então é importante que a gente divulgue que há pessoas diferentes. Precisamos conviver e aprender com a diferença", observa o artista.

Primeira repórter com síndrome de Down do país, Fernanda recebe celebridades que ela admira neste quadro do Programa Especial. Além de Chico Buarque, ela já conversou com outras personalidades como a jornalista Marília Gabriela e o nadador Thiago Pereira.

A entrevista com o músico foi realizada na sede da equipe de futebol Polytheama que fica no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Lá, o artista costuma disputar partidas com os amigos. "Fico muito orgulho de ver você aqui no campinho, desempenhando seu papel como qualquer entrevistadora", elogia o cantor na atração da TV Brasil.

Polytheama era o nome do time de botão criado pelo compositor na infância. Depois, Chico transformou em um time de verdade cujas cores do uniforme são o azul e o verde-limão. "O Polytheama é uma história interessante porque era um time de botão. Nós éramos todos botões antigamente. Crescemos, viramos humanos e hoje jogamos futebol. Eu cresci um pouco, virei jogador e armei esse time e arrumei esse lugarzinho aqui para a gente jogar bola duas vezes por semana", conta o ilustre convidado da emissora pública.

 

Relação da arte com a deficiência

Atuação do grupo de teatro La ColmenitaAinda nesta edição, o Programa Especial traz diferentes expressões artísticas de pessoas com síndrome de Down. A atração conversa com os realizadores do longa "Meu olhar diferente sobre as coisas” que foi produzido por jovens que têm síndrome de Down. Em Cuba, a equipe de reportagem mostra o trabalho do grupo de teatro La Colmenita.

Em parceria com a ONG Me Ensina, de Florianópolis, um grupo de jovens com síndrome de Down fez o documentário "Meu olhar diferente sobre as coisas". Gica Silveira, uma das responsáveis pelo filme, fala sobre a iniciativa de produzi-lo.

"A minha sobrinha Talita tem síndrome de Down e cada vez que eu ia a Pelotas encontrá-la levava uma câmera. Percebi que ela tinha potencialidade e desenvoltura de brincar com o aparelho. Ela pegava a câmera e entrevistava as pessoas. Daí surgiu a ideia de utilizar o audiovisual como uma ferramenta de socialização. A ideia é que essas pessoas possam se expressar e multiplicar esse conhecimento", explica Gica. A repórter do programa da TV Brasil Fernanda Honorato faz uma participação especial no documentário.

Em Havana, a equipe do Programa Especial acompanha uma apresentação do grupo de teatro infantil La Colmenita. Maria Carla tem síndrome de Down e faz parte do grupo. A mãe dela, Mercedes, explica a participação da jovem na trupê.

"Começamos a trazê-la a La Colmenita. Sempre que o grupo montava espetáculos, íamos assistir. Até que, quando ela tinha quatro anos, conseguimos inscrevê-la na oficina de balé. Então, elas ajudaram muito e a minha filha se incluiu bem".

Serviço:
Programa Especial – sábado (6) às 10h30, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/06/2015 - 21:52 e atualizado em 03/06/2015 - 21:54

Últimas

O que vem por aí