Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espaço Público entrevista Anita Prestes nesta terça (1/12)

Filha do líder comunista Luiz Carlos Prestes e de Olga Benário,

A historiadora Anita Leocádia Prestes (crédito: Youtube)O programa Espaço Público recebe a historiadora Anita Leocádia Benário Prestes nesta terça-feira, 1º de dezembro de 2015, às 23h, na TV Brasil.

 

Durante a conversa com o apresentador Paulo Moreira Leite, ela recorda passagens de sua própria vida, comenta a trajetória da mãe Olga Benário e do pai Luiz Carlos Prestes, uma das mais importantes personalidades políticas brasileiras do século XX. Recentemente, a autora lançou a biografia “Luiz Carlos Prestes - Um comunista brasileiro”, tema que aborda na entrevista.

 

Anita Prestes nasceu numa prisão nazista, em 27 de novembro de 1936, depois que a mãe, uma judia grávida de sete meses, foi enviada à Alemanha e entregue ao regime de Adolf Hitler pelo então ditador brasileiro Getúlio Vargas.

 

Olga Benário terminou morta em uma câmara de gás, em 1942. Devolvida à avó paterna com pouco mais de um ano, só aos nove Anita conheceu o pai, o líder comunista Luiz Carlos Prestes, que era mantido preso no Brasil.

 

Hoje, aos 79 anos, Anita Prestes é autora de mais de uma dezena de livros e professora doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No programa, ela vai falar da sua mais recente e importante obra “Luiz Carlos Prestes - Um comunista brasileiro”, trabalho lançado há menos de dois meses, ao qual dedicou-se por mais de três décadas.

 

Embora o pai seja o personagem central, o pano de fundo dessa história é o Brasil dos anos 1920 até 1990. E a historiadora – ainda comunista convicta, mesmo que sem filiação partidária – tem opiniões críticas e polêmicas sobre a realidade atual do país, nas quais não poupa a esquerda brasileira.

 

Serviço:
Espaço Público – terça-feira (1/12), às 23h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/11/2015 - 08:31 e atualizado em 30/11/2015 - 08:34

Últimas

O que vem por aí