Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estúdio Móvel resgata história das três décadas do Circo Voador com Maria Juça e Tainá Menezes

Diretora da lona cultural e cineasta que fez documentário sobre o

Para recordar os 30 anos do Circo Voador, referência cultural com espetáculos que marcaram época no Rio de Janeiro, o programa Estúdio Móvel recebe a diretora do espaço, a escritora e produtora Maria Juça, e a cineasta Tainá Menezes para um papo com Liliane Reis nesta segunda-feira, 30 de maio de 2016,, às 20h50, na TV Brasil.

 

Elas conversam sobre a homenagem que fizeram ao templo da música na Lapa com o lançamento do livro, redigido por Maria, e do filme dirigido por Tainá, ambos com o mesmo nome: “Circo Voador – A Nave”. A publicação e a película apresentam os bastidores, shows históricos e curiosidades.

 

Liliane Reis entrevista a cineasta Tainá Menezes sobre o documentário que conta a história do Circo Voador

 

Enquanto Maria Juça vivenciou de perto a história do rock brasileiro no democrático espaço que recebeu alguns dos principais show das últimas três décadas, a jovem cineasta bebeu no exemplo dos pais para realizar o longa que foi lançado em 2015. Tainá Menezes estreou nas telonas justamente com uma produção sobre o primeiro local onde assistiu um show.

 

“A ideia de fazer um documentário sobre o Circo me acompanha há muitos anos. Eu tinha o desejo de fazer um filme sobre a geração dos anos 1980, principalmente o rock voador, projeto da Juça, que meus pais eram produtores. Ele mais ligado ao rock'n'roll e ela ao movimento punk. Queria entender essa época. Era muito natural para mim”, conta a diretora Tainá Menezes.

 

A cineasta explica como os projetos do livro e do filme se encontraram. “Fui procurar a Juça que coincidentemente neste momento estava começando a pesquisa para o livro sobre os 30 anos do circo. Ela pirou e decidimos fazer juntas. Foi surpreendente”, lembra.

 

No início, o Circo Voador ficava no Arpoador, em uma lona. Pouco tempo depois, o espaço migrou para a Lapa onde ficou consagrado. São mais de 30 anos de história desde a fundação em 1982, ainda na Zona Sul do Rio de Janeiro misturando arte, dança e, é claro, muita música.

 

Produtora Maria Juça“O Circo durou dois meses no Arpoador. Em outubro do mesmo ano, comecei na Lapa com o rock voador. Não aguentávamos mais a pressão da ditadura, aquela atmosfera de chumbo, tensão. Achamos que estava na hora de romper com isso. Já que estava acontecendo um princípio de abertura, a gente escancarou e botamos o pé na porta”, destaca a produtora Maria Juça.

 

As convidadas contam para Liliane Reis que o espaço tomou uma dimensão muito grande com os shows do Barão Vermelho e Blitz, por exemplo. Passaram pelo Circo Voador grandes nomes da música nacional como Frejat, Evandro Mesquita, Gilberto Gil, Lobão, Lenine e Marcelo D2. Eles são alguns dos 50 artistas que deram seu depoimento a Tainá para registrar histórias e momentos do lugar no documentário.

 

Maria Juça e Tainá Menezes recordam ainda o período de oito anos em que o local ficou fechado após um show punk do grupo Ratos de Porão. “A Juça, muito guerreira e batalhadora, teve de aprender a lutar até reabrir o Circo”, explica a cineasta.

 

Serviço:
Estúdio Móvel – segunda-feira (30), às 20h50, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/05/2016 - 16:43 e atualizado em 30/05/2016 - 16:48

Últimas

O que vem por aí