Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reportagem "Mulheres do Zica" vence a 38ª edição do Prêmio Vladimir Herzog

Matéria “Racismo na Escola” recebeu menção honrosa na categoria

Duas reportagens exibidas pelo programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil foram contempladas na 38ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria “Documentário”. A premiação será entregue aos vencedores no dia 25 de outubro de 2016, em São Paulo.

 

Mãe de menina com microcefalia, Ana Carla se queixa da falta de infraestrura básica que permita o tratamento da filhaVencedora na seleção, a reportagem “Mulheres do Zika", veiculada em 28 de julho na TV Brasil e produzida pelas repórteres Débora Brito e  Luana Ibelli, acompanhou o dia a dia de mães que, em decorrência do vírus do Zika, tiveram filhos portadores de microcefalia.

 

A equipe do programa visitou Bahia, Pernambuco e Paraíba, estados com os menores índices de desenvolvimento humano do Brasil e que lideram o ranking de casos de mulheres contaminadas. Entre os entrevistados para o programa estão especialistas em Direitos Humanos, representantes de movimentos sociais, profissionais de saúde além das principais vítimas do zika vírus na região.

 

A Menção Honrosa foi conferida à matéria “Racismo na Escola”, que apresenta demonstrações de racismo entre os muros da escola. Nas salas da educação infantil à universidade, o programa mostra que a cor da pele ainda é alvo de agressão e desrespeito.

 

Em 2015, a EBC recebeu Menção Honrosa do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Reportagem de TV. O reconhecimento foi dedicado ao episódio “A Questão Racial”, do programa Caminhos da Reportagem.

 

O Caminhos da Reportagem é um programa semanal, com 52 minutos de duração. No ar toda quinta-feira, às 20h30 (no período eleitoral, às 20h50), leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos. Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade.

 

 

Vencedora
“Mulheres do Zika”
TV Brasil – Brasília/DF

 


Reportagem: Débora Brito
Editor de Texto: Anna Karina de Carvalho
Editor de Imagem: André Eustáquio
Imagens: André Pacheco
Auxílio Técnico: Alexandre Souza
Produção: Paula Abritta
Arte: Dinho Rodrigues e André Maciel
Parceira: ONU Mulheres e Fundo de População das Nações Unidas ( UNFPA)

 

 


Menção Honrosa
"Racismo na Escola”
TV Brasil – São Paulo/SP

 

Roteiro e Reportagem: Luana Ibelli
Produção: Aline Beckstein, Luana Ibelli e Thaís Rosa
Estagiários de produção: Allan Correia e Monique Amorim
Imagem: João Marcos Barboza
Edição de imagens: Jéssica Saccól e Rodger Kenzo
Direção: Bianca Vasconcellos

 

 

Sobre a Premiação


O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos reconhece o trabalho de jornalistas que colaboram na defesa e promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/10/2016 - 15:40 e atualizado em 12/10/2016 - 15:53

Últimas

O que vem por aí