Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial "Um Abraço Negro" discute presença dos negros na sociedade brasileira nesta quarta (16/11)

Personalidades analisam a representação e o empoderamento das

Para celebrar a Semana da Consciência Negra, a TV Brasil preparou uma série de especiais em sua programação até o dia 20 de novembro. Nesta quarta-feira, dia 16, às 20h30, a atração é o debate "Um Abraço Negro" conduzido pela jornalista Luciana Barreto, que apresenta o telejornal Repórter Brasil.

 

Luciana Barreto entrevista várias personalidades no especial "Um Abraço Negro" realizado pela TV Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No especial, diversos convidados contam suas experiências de vida e profissionais relacionadas à contribuição do afrodescendentes na formação da sociedade brasileira, com destaque para os desafios da mulher negra. A produção apresenta um trecho da montagem teatral do espetáculo "Mulheres de Raça, Mulheres Incríveis".

 

Além do encontro no estúdio da emissora pública com a análise de vários temas, o especial, inspirado nos versos de "Sorriso Negro", inclui canções que ajudam a refletir sobre o assunto. No repertório, musicas de autoria do Mombaça, um dos participantes da celebração, como "Samba Trançado" e "Pretinhosidade", e "Salve a Raça Brasileira", de Carlos Negreiros que também está no programa e mostra sua obra com o grupo "Quase Tudo Pandeiro".

 

"Um Abraço Negro" reúne personalidades como a cineasta e teatróloga Lelette Coutto, a pedagoga, atriz e produtora Jana Guinond, a coreógrafa e advogada Carol Pires, a advogada, professora e médica Berenice Aguiar, a criadora da Produtora Crespinhos, Renata Moraes, o presidente do espaço cultural Abadá-capoeira, Mestre Nagô, além dos cantores e compositores Mombaça e Carlos Negreiros.

 

"Um Abraço Negro"

Com direção de Waldecir de Oliveira, "Um Abraço Negro" destaca o trabalho de profissionais afrodescendentes em diversas esferas da sociedade e também em produções culturais como dança, música, teatro, capoeira. Cada um deles aborda as dificuldades que ainda enfrentam, como a discriminação racial, para afirmarem suas identidades e seu lugar na sociedade não apenas na cultura brasileira.

 

Para refletir sobre a representatividade de negros em várias áreas, além das artes e do esporte, o programa da TV Brasil também trata da presença de afrodescendentes na universidade, nos cargos de direção, na mídia e no mundo da moda. Ainda há preconceito em relação ao corpo e a imagem das pessoas negras? O empoderamento da mulher negra também está no clipe "Lugar de Fala" que aborda a condição feminina e busca estimular a valorização das mulheres.

 

O especial ainda lembra que mais de cinco milhões de africanos escravizados foram enviados ao Brasil, nação que mais recebeu escravos em toda a América e o último a abolir a escravidão. Eles trouxeram saberes, técnicas, inventos, filosofia, religiosidade, artes, culinária e muitos sonhos. Hoje, o Brasil é marcado pela presença negra no falar, no cantar, no dançar, mas também no trabalho de construção deste país.

 

Ficha Técnica

Direção: Waldecir de Oliveira
Assistende de Direção: Felipe Careli
Produtores executivos: Gustavo Sá Fortes e Socorro Cardoso
Produtores: Almir Coelho e Joana Martins
Roteiro: Fernando Mozart
Curadoria: Ricardo Vilas
Pesquisa: Joana Martins

 

Serviço
Especial – "Um Abraço Negro" – quarta-feira (16), às 20h30, na TV Brasil
Especial – "Um Abraço Negro" – quarta (16) para quinta-feira (17), à 1h45, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/11/2016 - 19:06 e atualizado em 14/11/2016 - 19:17

Últimas

O que vem por aí