Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pixel: dança contemporânea na TV Brasil nesta sexta (23/12)

Apresentação de dança gravada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, "Pixel" é a atração da TV Brasil na noite de sexta-feira, 23 de de dezembro de 2016, às 22h.

 

Movimento dos bailarinos durante gravação do espetáculo Pixel. Crédito: Patrick Kerger

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O espetáculo une projeções digitais em 3D à dança contemporânea, com ênfase para dança de rua. Apresentado pelo grupo francês Compagnie Käfig, Pixel expande a linguagem do hip-hop e faz um cruzamento de disciplinas: circo, artes marciais, artes plásticas, mas preserva as raízes sociais e geográficas de sua dança.

 

Apresentação do especial. Crédito: Laurent PhilippeA proposta nasceu do conceito de união da dança às projeções digitais, da ideia de mesclar realidade e mundo virtual. A coreógrafa Marjorie Hannoteaux buscou esse diálogo entre dança e projeção em vídeo. "Nesse tipo de diálogo, a dança encontra seu lugar naturalmente. Ela (a dança) é colocada em destaque, não subjugada, e permite poetizar", destaca.

 

"Pixel não conta histórias. É um espetáculo feito de imagens e o espectador conta para si as histórias que quiser", explica o diretor artístico Mourad Merzouki. “Vivemos num mundo onde a tecnologia é extremamente importante. (...) Em Pixel, isso trouxe uma cenografia em 3D que pode mudar rapidamente, de um quadro a outro, o que dá uma dimensão espetacular.”

 

A tecnologia do digital coloca o homem no centro dos desafios tecnológicos. E o corpo, no coração das imagens. “Fiquei atento para que a tecnologia não subjugasse a dança. A tecnologia deve acompanhar a coreografia, mas não a dominar”, revela Merzouki.

 

Artista desenvolve coreografia no espetáculo Pixel. Crédito: Agathe PoupeneyEm Pixel, cada artista apresenta uma “brincadeira” própria, imersa em um mundo desconhecido, e compartilha a energia e o virtuosismo do hip-hop, mistura poesia e sonhos, para criar um show no encontro das artes.

 

À frente da Compagnie Käfig desde sua criação, em 1996, o francês Mourad Merzouki é coreógrafo de hip-hop e diretor do Centro Coreográfico Nacional de Créteil e Val-de-Marne. Além de Pixel, Merzouki assinou a coreografia em mais de 20 espetáculos, incluindo o "Käfig Brasil" (2012), que contou com 11 dançarinos cariocas e mesclou ritmos brasileiros e hip-hop.

 

 

 

Serviço
Pixel
Sexta-feira, 23 de dezembro, às 22h, na TV Brasil.
Duração: 86 min (68 min de espetáculo e 18 min de entrevistas exclusivas com o diretor artístico, técnicos, artistas e imagens dos bastidores).

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/12/2016 - 22:35 e atualizado em 23/12/2016 - 09:24

Últimas

O que vem por aí