Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Adelar Bertussi está em “O Milagre de Santa Luzia” desta semana

Não há um gaiteiro do sul, que aprecie a música de raiz do seu estado

A TV Brasil exibe nesta quarta (dia 22), às 20h30,  o episódio sobre Adelar Bertussi na série “O Milagre de Santa Luzia”. O programa é apresentado pelo cantor e compositor Dominguinhos, que entrevistou sanfoneiros por todo o Brasil.

Com seu acordeom, Adelar Bertussi é um consagrado músico gaúcho. Não há um gaiteiro do sul, que aprecie a música de raiz do seu estado, que não seja influenciado pelos Irmãos Bertussi, parceria de Adelar com seu irmão, Honeyde, falecido em 1996. O duo, que tocou em bailes por todo o país, contribuiu muito para estabelecer e firmar aspectos da cultura tradicional gaúcha.

Adelar fez amizade com sanfoneiros de diversas regiões. Mas uma em especial lhe marcou muito: a de Luiz Gonzaga, que, além de bom amigo, admirava muito seu estilo original de tocar. Hoje Adelar mora em Curitiba, cidade de sua esposa, mas segue viajando e tocando sua gaita Brasil afora, divulgando a mais autêntica música tradicional gaúcha.

“O Milagre de Santa Luzia” é um “road movie” que toma por base o documentário homônimo dirigido por Sérgio Roizenblit. Nascido no dia de Santa Luzia (13 de dezembro), o lendário compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga serve de inspiração para a série, que em 52 episódios apresenta personagens e lugares inesquecíveis.

Dominguinhos vai do extremo Sul ao Nordeste, passando pelos centros urbanos, pelo interior paulista e pelo remoto sertão do Centro-Oeste.  A história é contada por meio dos encontros de Dominguinhos (que morreu em julho de 2013) com grandes sanfoneiros do Brasil. Durante a viagem, o programa revela a habilidade de gente que toca sanfona em diferentes ritmos e estilos.

Inédito. 26 min. Ano: 2011. Diretor: Sergio Roizenblit. Gênero: Documentário. Classificação: Livre.

Serviço:
O Milagre de Santa Luzia – episódio Adelar Bertussi
Quarta-feira, 22 de fevereiro, às 20h30, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/02/2017 - 17:49 e atualizado em 21/02/2017 - 17:49

Últimas

O que vem por aí