Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazan e Lula do Acordeon

O processo de fabricação e afinação do acordeon

O Milagre de Santa Luzia

No AR em 13/06/2017 - 00:30

Muito se ouve falar dos grandes sanfoneiros das diversas regiões do país, mas poucos sabem alguma coisa a respeito do processo de fabricação e afinação desse caro e complexo instrumento. Neste programa, a série o Milagre de Santa Luzia visitou a fábrica Letticce, em Campina Grande, fundada e administrada pelo cantor e sanfoneiro Amazan, e, em Recife, a oficina de Lula do Acordeon, que, além de instrumentista, é um exímio afinador de sanfonas.

Foto

Foto - Divulgação

Na Fábrica Lettice, além de mostrar cada etapa do processo de fabricação do instrumento, Amazan falou sobre os obstáculos que enfrentou e ainda enfrenta na construção e manutenção da fábrica, a única em atividade no Brasil. Antes de montá-la, inclusive, foi, na cara e na coragem, à Itália, onde ficam as melhores fábricas do mundo, atrás de informações e segredos que pudessem lhe ajudar a fazer um instrumento ‘top de linha’. Sonho realizado, Amazan, neste programa, mostra ao público o resultado de seu esforço.

foto

foto - Divulgação

Lula do Acordeon, em sua oficina, mostrou diferentes tipos de sanfona, como e por que elas desafinam, e a sensibilidade necessária ao ofício da afinação, que exige muito mais do que a simples aplicação da técnica. Falou também sobre a importância do instrumento para a cultura nordestina e os motivos que o fizeram parar de tocar e dedicar-se exclusivamente às atividades de afinação e conserto.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/06/2017 - 17:10

Últimas

O que vem por aí