Partituras

Próximo episódio

  • O violão de Jean Charnaux no Partituras

    A definição do jornalista e pesquisador musical Jorge Carvalho de Mello é a melhor apresentação para o convidado desta semana: um virtuose do violão.


    Além de brilhante músico e compositor, Charnaux chama a atenção com seu poder de improvisação, que o próprio atribui a aulas de jazz e blues que teve em Los Angeles. O violonista cita várias influências musicais: Fauré, Debussy, Ravel, Beethoven, Bach, Mozart. Segóvia e Baden Powell são fonte de inspiração. Guinga, Helio Delmiro e Marcos Tardelli são suas matrizes e professores. Perfeccionista, há cerca de 10 anos ele se aprimora com aulas dos três mestres.

    Charnaux começou a tocar aos 11 anos, graduou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e estudou na Los Angeles Music Academy. Mas seu amor pelo violão veio da avó, Luíza, que enchia a casa de boa música e permitia que ele, ainda criança, tivesse acesso a vários violões.

    Apresentação: Sofia Ceccato
    Direção: Ricardo Barros
    Produção: Marina Barreto e Manoel Borges Freire

     

 

Sofia Ceccato apresenta o programa PartiturasPartituras é um programa dedicado à música clássica, que busca tornar o gênero mais popular no país, sendo uma referência para os amantes do estilo musical e contribuindo com a formação de novas plateias.

O programa vai ao ar, aos domingos, ao meio-dia na TV Brasil, na Rádio MEC FM no Rio de Janeiro e na Rádio MEC AM em Brasília. Já os ouvintes da Rádio MEC AM no Rio de Janeiro podem acompahar a atração à meia-noite de domingo para segunda-feira.

Episódios anteriores

Páginas