Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa Especial apresenta reportagens sobre autismo

Fernanda Honorato reencontra a atriz Joana Mocarzel

No Mês de Conscientização do Autismo, o Programa Especial traz uma série de matérias especiais sobre o tema neste sábado (20), às 12h30, na TV Brasil, na segunda edição inédita da nova temporada. Apresentada por Juliana Oliveira, a produção tem reportagem de Fernanda Honorato.

A equipe da atração visita Cláudia Moraes, mãe de Gabriel, que tem autismo severo. Também traz um papo com Andressa e Thiago, dois jovens que estão dentro do espectro do autismo e fazem parte do Instituto Prirorit, voltado para adolescentes e adultos autistas.

Cláudia faz parte do Reunida, um grupo de apoio de pais e profissionais em Defesa dos Autistas. Ela relata como é a comunicação não verbal com o filho. Claudia sugere que os pais de autistas façam uma previsibilidade de situações cotidianas como uma ida ao mercado. 

"Uma dica que eu posso passar para as mães para resolver um pouco os problemas de comportamento, entre aspas, é que elas façam uma previsibilidade daquilo que irá acontecer. Então, por exemplo, se eu quero ir a um supermercado com o meu filho e eu não consigo, porque às vezes o ambiente é sensorial demais, muito barulho, muitas embalagens, coisas coloridas, eu começo passo a passo", recomenda.

Já Andressa e Thiago falam sobre suas profissões. Ela é pedagoga e conta como é sua relação com os estudos, o autismo e a experiência profissional de trabalhar com outros autistas.

"Quando eu trabalho com as crianças com autismo, eu me coloco no lugar deles e vejo o que daria certo para mim e, aí, eu me pauto mais ou menos nisso. Dando certo para mim, pode ser que dê certo para eles", avalia.

Já Thiago trabalha como assistente administrativo de uma agência de publicidade. Ele comenta sua rotina o revela o que costuma fazer quando está irritado.

"Quando estou meio estressado, eu tento andar um pouco e, às vezes, tento ficar muito quieto mesmo, sem emitir um único barulho até que isso passe. Quando tem vezes em que demora passar, eu preciso sair e externalizar de alguma forma ou conversar com alguém", afirma. 

Sobre o Programa Especial

No ar todo sábado às 12h30 na TV Brasil, o Programa Especial aborda temas como mercado de trabalho, lazer, novos tratamentos, esporte e saúde, entre tantas outras pautas, de uma forma inclusiva e descontraída.

No ar há 15 anos, a atração é apresentada pela publicitária cadeirante Juliana Oliveira e tem matérias realizadas por Fernanda Honorato, a primeira repórter com Síndrome de Down do país.

Para ser 100% acessível ao telespectador, o Programa Especial conta com recursos como janela de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais para as pessoas com deficiência auditiva que não leem português.

A atração também tem legendas em português para as pessoas com deficiência auditiva que não falam LIBRAS. Outro destaque é a áudio descrição, recurso em que as imagens são descritas por um locutor assim que aparecem na tela para que as pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado.

Serviço
Programa Especial – sábado, dia 20/4, às 12h30, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 18/04/2019 - 20:45 e atualizado em 18/04/2019 - 20:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí