Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Nacional tem bate-papo com finalistas do Festival de Música

Entrevistas com compositores vão ao ar durante programa É Tudo Brasil

O programa de música e entretenimento É Tudo Brasil da Rádio Nacional leva ao ar entrevistas com alguns dos compositores finalistas do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil. Autores de obras que concorrem pela categoria 'Música Popular' falam sobre suas trajetórias artísticas e aspectos das composições selecionadas para a grande final.

Apresentado por Alê Bastos, Ana Pimenta e Marcelo Ferreira, o É Tudo Brasil tem transmissão de segunda a sexta, às 16h. Além dos bate-papos com artistas, a atração da emissora pública traz notícias, polêmicas, agenda de shows e interação com os ouvintes. 

Na quarta-feira (23), a autora Taïs Reganelli fala da música "Medo", interpretada por ela e Pedro Luís. A cantora, compositora e instrumentista de São Paulo desenvolve seu trabalho artístico com influências de MPB, samba, world music e jazz.

Yuri Gonzaga é o entrevistado do programa de segunda (28) e destaca a obra finalista "No Passo que a Vida me Leva", de autoria dele, Carlos Henrique Peregrino e Antônio José de Abrantes, e interpretada por Os Gonzagas e Chico César. Natural de João Pessoa, na Paraíba, Yuri é músico desde os 12 anos de idade e é fundador da banda Os Gonzagas.

As 15 obras finalistas do Festival integram a programação musical das rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) até o dia 6 de dezembro, quando acontece a divulgação dos vencedores durante a festa de premiação, no Rio de Janeiro. Os ouvintes e internautas também podem conferir as composições selecionadas no site do festival

Final com show no palco

As obras habilitadas concorrem aos prêmios em um espetáculo especial na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, no dia 6 de dezembro. A apresentação reúne os artistas para celebrar a final do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil.

Os compositores laureados levam os respectivos troféus: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.

Talentos e critérios de seleção

A primeira edição do festival promovida em formato integrado pelas tradicionais emissoras públicas Rádio MEC e Rádio Nacional comemora o centenário da primeira transmissão de rádio no país. O objetivo é descobrir novos talentos musicais e estimular o lançamento de projetos inéditos.

A análise do júri para selecionar as obras considera critérios como a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação. A Comissão Julgadora é formada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.

Os autores das produções inscritas no festival autorizam a execução na grade da Rádio MEC e Rádio Nacional, além de permitir a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas digitais.

Cronograma do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil

05/11 a 06/12 – Período de veiculação das músicas finalistas
06/12 – Divulgação dos vencedores
https://festival.ebc.com.br

Sobre o programa É Tudo Brasil

A atração da Rádio Nacional traz uma seleção musical com vasto repertório de qualidade, além de entrevistas com artistas e profissionais da cadeia produtiva da música. Além dos apresentadores Alê Bastos, Ana Pimenta e Marcelo Ferreira, o jornalista Victor Ribeiro marca presença todas as quintas-feiras, com o quadro "O Brasil de todos os cantos", quando o ouvinte vai descobrir artistas que estão despontando na cena musical.

O programa apresenta, ainda, um quadro com casos polêmicos de artistas, debates sobre temas relacionados à música brasileira, enquetes diárias direcionadas aos ouvintes, lançamentos e efemérides musicais.

Notícias do mundo da música, agenda de shows e festivais nas praças, e também um giro cultural - no Rio de Janeiro e em São Paulo com equipes da Nacional, e nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste com correspondentes parceiros - completam a pauta diária do É Tudo Brasil. A atração tem duas horas de duração de segunda a quinta, e uma hora às sextas.

#VemOuvir

Entretenimento, esporte, bate-papo e notícia são alguns dos conteúdos que estão no ar pela Rádio Nacional. As faixas musicais da programação trazem gêneros nacionais e prestigiam astros que fazem sucesso na nova MPB e no pop contemporâneo do país, além dos clássicos da música brasileira.

Personalidades da nova geração que mobilizam o público nas plataformas digitais de streaming ganham espaço nas atrações e na seleção de músicas da rádio. A estratégia de fortalecer a presença digital da emissora é outra iniciativa para incrementar o relacionamento com seus públicos e alcançar novos ouvintes. Para isso, a Nacional está no Instagram e intensifica as transmissões no YouTube.

A rádio também marca presença no Spotify com o perfil "Rádio Nacional". Os fãs podem ouvir podcasts e novas playlists com os conteúdos dos programas da emissora. A participação do público é assegurada através das redes sociais e pelo WhatsApp. Os locutores buscam essa integração durante a programação da Nacional.

Transmissões em rede na banda estendida

A consolidação da rede da Rádio Nacional é uma das realizações que marcam os últimos anos. Além da tradicional frequência FM 96,1 MHz em Brasília, a emissora ganhou, em 2021, presença em outras quatro capitais brasileiras, na chamada banda estendida.

Serviço

É Tudo Brasil - Entrevista com Taïs Reganelli - quarta-feira, dia 23/11, às 16h, na Rádio Nacional
É Tudo Brasil - Entrevista com Yuri Gonzaga - segunda-feira, dia 28/11, às 16h, na Rádio Nacional

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr

WhatsApp

- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular - App Rádios EBC para Android e iOS

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/11/2022 - 10:00 e atualizado em 23/11/2022 - 10:00

Últimas

O que vem por aí