Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Recordar é TV homenageia João Gilberto

Genialidade do músico é celebrada através do olhar de outros artistas

Um banquinho, um violão, muita história para contar e cantar. João Gilberto se despediu do Brasil e do mundo no dia 6 de julho, aos 88 anos, mas suas composições ficarão eternizadas pelo ineditismo e perfeição musical. Para reverenciar a vida e obra do compositor, o Recordar é TV que vai ao ar neste sábado (13), às 19h30, resgata, do acervo da antiga TVE do Rio de Janeiro e da TV Brasil, homenagens de artistas e pensadores brasileiros ao gênio da bossa nova.

Personalidades como Cyro Monteiro, Marisa Gata-Mansa, João Donato, Miúcha e Nelson Motta contam e cantam a influência única de João Gilberto em suas trajetórias. Ele foi protagonista de diversos encontros entre compositores, músicos e cantores que resultaram em clássicos da música popular brasileira. Registros exclusivos do mestre da voz e violão mostram que o talento único do músico sempre inspirou gerações de artistas.

Neste episódio especial do Recordar é TV, uma miscelânea de imagens e histórias remonta a vida de João Gilberto. O compositor nasceu em Juazeiro, na Bahia, mas foi na cena musical efervescente do Rio de Janeiro da década de 1950 que deixou sua marca eterna. Fã de Orlando Silva, Noel Rosa, Dorival Cayimi e grandes nomes da Era de Ouro do rádio, João Gilberto multiplicou as possibilidades da voz e violão para renovar o estilo de tocar samba. Ao lado de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, formou a "santíssima trindade" da bossa nova.

O programa pontua importantes momentos da carreira do artista, como sua inconfundível batida no violão que estilizou a riqueza rítmica do samba. Outro acontecimento celebrado durante esta edição do Recordar é TV é o lançamento do álbum “Canção do Amor Demais”, de Elizeth Cardoso, em 1958, considerado o grande ensaio geral da bossa nova. Era a primeira vez que Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto registravam em disco o que seria considerado o novo estilo musical brasileiro.

Através de imagens raras da emissora pública de televisão, o programa deste sábado mostra porque João Gilberto transformou a voz e o violão em espetáculo único que levou a música popular brasileira a ser reverenciada nos palcos internacionais.

Sobre a produção

O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material conservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil.

O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Serviço:
Recordar é TV – sábado, dia 13/07, às 19h30, na TV Brasil
Recordar é TV – domingo, dia 14/07, para segunda-feira, 15/07, à meia-noite, na TV Brasil
Recordar é TV – quarta, dia 17/07, para quinta-feira, 18/07, às 2h, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 11/07/2019 - 12:30 e atualizado em 11/07/2019 - 12:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí