Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

STF autoriza vestes religiosas em fotos de documentos

Repórter Brasil Tarde

No AR em 18/04/2024 - 13:00

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal decidiu garantir o direito de uso de vestes religiosas em fotos de documentos oficiais. A exigência é apenas que a vestimenta permita a identificação visual do rosto da pessoa. Glauco de Queiroz vai explicar os detalhes da decisão.

Os ministros entenderam que a Constituição não impede o uso desse tipo de roupas e acessórios na foto do RG, da carteira de motorista e outros documentos. Todos seguiram o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso.

Ele considerou que a proibição sacrifica de forma excessiva a liberdade religiosa. Além de não ser tão relevante para a segurança pública.

O caso teve origem após uma freira ter sido impedida, pelo Detran do Paraná, de utilizar o hábito religioso na renovação da carteira de motorista. Portanto, está liberado na foto dos documentos oficiais o hábito da freira e outros.

A única exigência é que eles não podem impedir a identificação da pessoa, ou seja, o rosto precisa estar visível. A decisão tem repercussão geral.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/04/2024 - 16:30

Últimas

O que vem por aí