Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Deep fake news usam tecnologias aprimoradas para enganar eleitores

FGV lança a plataforma #observa2018, que monitora o debate político

Repórter Brasil

No AR em 03/08/2018 - 20:00

Pouco a pouco, o clima de eleições vai tomando conta do Brasil. É hora também de ficar atento às notícias falsas, que, muitas vezes, contam com tecnologias sutis para enganar as pessoas.

Basta caminhar pelas ruas para encontrar muita gente de olho no celular. Mensagens recebidas e várias vezes compartilhadas sem a certeza de onde surgiram e se são verdadeiras. As notícias falsas, ou fake news, têm causado preocupação em todo o mundo. Na semana passada, o facebook removeu páginas e perfis que fariam parte de uma rede coordenada com o objetivo de espalhar desinformação.

De acordo com especialistas, a divulgação de textos com conteúdo de algum modo mentiroso representa apenas o começo desse fenômeno. A produção de notícias falsas têm sido aprimorada, com o uso de tecnologia avançada, que possibilita, por exemplo, adulterar vídeos deixando cada vez mais difícil separar a realidade do produto da manipulação digital. São as chamadas "deep fake news", ou notícias falsas profundas.

Para ajudar o eleitor a fugir das armadilhas, a Fundação Getúlio Vargas criou a plataforma #observa2018, que monitora o debate político e divulga ações de manipulação e mostra o que é falso.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/08/2018 - 22:25 Por TV Brasil

Últimas

O que vem por aí