Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vendas no varejo têm queda de 2,6% em dezembro

Repórter Brasil

No AR em 09/02/2023 - 19:00

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (9) os resultados do setor de comércio no Brasil no ano passado. O faturamento em dezembro foi fraco e representou uma queda em relação a novembro. As vendas do comércio varejista caíram 2,6% em dezembro, apesar do Natal que costuma impulsionar o comércio. Com isso, esse foi o pior mês em 2022.

A queda foi generalizada em sete dos oito grupos pesquisados. E, segundo o IBGE, resultado de uma black friday e um natal com vendas abaixo do esperado. O instituto também disse que as vendas foram prejudicadas pela inflação persistente e do crédito mais caro. Apesar disso, o comércio fechou 2022 com um crescimento tímido de 1%, concentrado no setor de combustíveis e óleos lubrificantes, e também em livros, jornais e papelaria.

Foi publicado também o resultado da inflação oficial de janeiro, que ficou em 0,53%, puxada por alimentos e transporte. No acumulado dos últimos meses, a alta é de 5,77%, acima da meta da inflação desse ano que é 3,25%.

Quem explica os números da inflação é o comentarista de política e economia, Ricardo Caldas.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/02/2023 - 20:50

Últimas

O que vem por aí