Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Marcelo Crivella tem mandato cassado e está inelegível até 2028

Repórter Brasil

No AR em 29/05/2023 - 19:00

A justiça eleitoral determinou a cassação do mandato do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos/RJ). Ele também ficará inelegível por oito anos e terá que pagar multa de R$ 433 mil. A perca do mandato se refere à criação do grupo Guardiões do Crivella, segundo a decisão, feita pelo próprio Marcelo Crivella, para impedir a divulgação de matérias desfavoráveis à prefeitura do Rio de Janeiro na imprensa. 

O esquema montado em 2020 foi entendido pela justiça eleitoral como abuso de autoridade, que não pode ser praticado por agente público durante campanhas. O grupo Guardiões do Crivella era formado por servidores da prefeitura, em desvio de função, para monitorar e impedir a conversa de cidadãos e jornalistas, e assim barrar a divulgação sobre o sistema de saúde durante o período eleitoral. 

Em nota, o Republicanos disse que a decisão não tem efeito imediato e que Crivella continuará a exercer a função de deputado federal. Afirmou também a cassação de mandato de deputado federal não cabe a juiz eleitoral de primeira instância. E que recorreu da decisão.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/05/2023 - 21:00

Últimas

O que vem por aí