Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Doação de órgãos: fila para receber coração tem 386 pessoas

Repórter Brasil

No AR em 22/08/2023 - 19:00

Você tem algum parente ou conhece alguém com necessidade de transplante de coração? O caso do apresentador Fausto Silva, o Faustão, trouxe de volta o debate sobre a fila de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Dados atualizados pelo Ministério da Saúde há menos de dez dias mostram que existem 386 pacientes em situação semelhante à do apresentador.

Faustão está internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 5 de agosto, e no domingo (20) o hospital divulgou o boletim médico com o agravamento da situação e a indicação do transplante.

A fila única de transplantes é administrada pela Secretaria de Saúde dos estados, que considera, na hora de definir a prioridade, o tempo de espera, a gravidade do caso e a compatibilidade genética com o doador. As crianças também têm prioridade em relação aos adultos. Segundo o Ministério da Saúde, a espera por um transplante de coração no Brasil pode chegar a até 18 meses. Ainda de acordo com o ministério, 206 cirurgias deste tipo foram realizadas somente no primeiro semestre deste ano, 16% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/08/2023 - 20:45

Últimas

O que vem por aí