Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Visibilidade Lésbica: atendimentos em saúde nem sempre são adequados

Repórter Brasil

No AR em 29/08/2023 - 19:00

Hoje, 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data é dedicada a combater o preconceito e dar visibilidade a essa parcela da população que ainda não tem todos os seus direitos respeitados. Só nos primeiros oito meses de 2023, mais de cinco mil casos de violações de direitos contra lésbicas foram registadas pelo Disque 100. 

E muitas dessas violações acontecem dentro do consultório médico, quando essas mulheres vão à procura de atendimento ginecológico. 

De acordo com o I LesboCenso, publicado em 2022, 26,06% dessas mulheres fazem exames ginecológicos sem regularidade; 12,54% nunca realizaram esses exames; e ao menos uma em cada quatro – 24,98% - mulheres do grupo afirmou sofrer algum tipo de violência ou não ter atendimento adequado nos consultórios ginecológicos. 

De acordo com o Ministério da Saúde, não há um protocolo diferenciado para o atendimento ginecológico de mulheres lésbicas. Para os coletivos sociais a falta de conhecimento e o preconceito provocam a neglicencia. Um exemplo é a descoberta tardia de cânceres do colo do útero. 

Leia mais 

Visibilidade lésbica: quando a ida ao ginecologista pode ser um trauma

10 perfis lésbicos para você conhecer nesse Dia da Visibilidade

Coletivos lésbicos fortalecem redes de mulheres nas periferias

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/08/2023 - 21:00

Últimas

O que vem por aí