Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um em cada mil brasileiros vive nas ruas, mostra pesquisa

Repórter Brasil

No AR em 18/09/2023 - 19:00

Uma pesquisa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania mostrou um aumento da população em situação de rua no Brasil, principalmente depois da pandemia de covid-19. O estudo atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que recomenda a elaboração de políticas para essa população.

O relatório População em Situação de Rua Revela que, no ano passado, 236,4 mil pessoas viviam nas ruas do país, ou seja, para cada mil brasileiros, um não tinha onde morar. O número vem 14 anos depois do último censo sobre essa população. 

Homens (87%), adultos (55%) e negros (68%) são a maioria nas ruas do Brasil. As pessoas pardas (55%) e as pretas (14%) são as que mais sofrem violações de direitos humanos e a faixa etária mais atingida é de 20 a 29 anos (26%), seguida dos 30 a 39 (25%). Cerca de 62% dessas pessoas estão na região Sudeste e o Distrito Federal é a unidade da federação com maior percentual deles: três em cada mil habitantes vivem na rua.

Entre as conclusões do relatório, está a necessidade de fortalecimento de centros de assistência social como este e outros projetos voltados para a população em situação de rua. A ideia é, além de fornecer apoio para essas pessoas, também prevenir a situação de extrema pobreza e ajudar a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Veja mais 

População em situação de rua cresceu nas últimas décadas

Leia mais 

Estudo indica que um em cada mil brasileiros não tem moradia 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/09/2023 - 21:25

Últimas

O que vem por aí