Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Polícias Civil e Federal investigam assassinatos de ortopedistas no RJ

Repórter Brasil

No AR em 05/10/2023 - 19:00

O Repórter Brasil destaca, nesta quinta-feira (5), o assassinato dos três médicos ortopedistas na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Uma das vítimas é Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, irmão da deputada federal Sâmia Bonfim, do PSOL. A Polícia Civil do Rio investiga o caso com o apoio da Polícia Federal. A morte dos médicos ocorreu num quiosque, que fica em frente ao hotel onde acontece o congresso de medicina que eles participariam. Também morreram no local Marcos de Andrade Corsato, de 62 anos, médico do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, e Perseu Ribeiro Almeida, de 33 anos. Um quarto médico foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge. A Polícia Civil investiga se o crime foi uma execução. 

Assim que os corpos dos médicos forem liberados do Instituto Médico Legal (IML), eles seguirão para os seus estados de origem para serem sepultados. A Organização Fogo Cruzado, que monitora a violência no Rio já mapeou, somente em 2023, 37 chacinas. Segundo a organização, o caso dos médicos não é um caso isolado. 

Governo de SP envia ajuda para investigar crime

O governo de São Paulo lamentou as mortes e enviou ao Rio de Janeiro uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para auxiliar nas investigações. A força-tarefa é composta por dois delegados e seis investigadores, inclusive com agentes especializados em analisar tecnicamente a cena do crime. A decisão de apoio se deve ao fato de os três médicos mortos e o que sobreviveu serem de São Paulo. 

Os médicos faziam parte do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da capital e diversas entidades médicas também prestaram condolências. 

Políticos repercutem mortes de médicos 

Uma das linhas de investigação da polícia é de que o crime pode ter tido alguma motivação política, já que  Diego Ralf Bomfim é irmão da deputada Sâmia, que é casada com o também deputado do Psol, Glauber Braga. Ambos os políticos são atuantes e têm histórico de embate com as pautas bolsonaristas. A deputada chegou a ser ameaçada, no ano passado, de estupro e morte. 

Durante todo o dia, diversos políticos se manifestaram em solidariedade às famílias e pediram celeridade nas investigações. O presidente Lula e diversoas parlamentares usaram as redes sociais para falarem sobre o tema. O governo, por meio da Polícia Federal, também participa das investigações para apurar o motivo e a autoria do crime

Deputada Sâmia Bomfim posta mensagem sobre o caso 

Nas redes sociais, a deputada Sâmia Bomfim agradeceu a solidariedade e prestou condolências às famílias dos outros médicos envolvidos. Ela pediu celeridade e serenidade nas investigações. 


 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/10/2023 - 20:35

Últimas

O que vem por aí